Com o objetivo de transformar praças públicas em pólos culturais, o “Circuito Carioca de Arte de Rua” conta com uma programação variada para entreter públicos de todas as idades. Cada apresentação inclui um espetáculo do Grupo Aslucianas, anfitrião do Circuito, uma performance curta de artistas de rua e uma apresentação de grupos convidados.
O público ainda poderá conversar com os artistas apresentados através de um bate-papo coordenado por Leandro Porto. Estreia neste domingo (8), às 18h, na Praça Santa Emiliana, no IAPI da Penha, e acontecerá mensalmente até setembro de 2025. É gratuito e aberto ao público.
Patrocinado pelo edital Integra Rio, o circuito contará com uma oficina formativa em teatro de rua e ao todo conta com uma programação diversificada composta por 30 apresentações gratuitas, que exploram diferentes linguagens artísticas, como música, dança e circo.
O espetáculo de abertura ficará por conta do Grupo Aslucianas, anfitrião do Circuito, que apresentará "O Quebra-Cocos", uma releitura brasileira do clássico natalino "O Quebra-Nozes", que possui 5 prêmios e tem no elenco Ana Cláudia Rezende, Angel Beatriz, Cíntia Travassos, Igor Cruz e Luciana Ezarani. Com música, dança e elementos da cultura popular, o espetáculo celebra os festejos natalinos em um enredo que mistura fantasia e tradições tipicamente brasileiras.
Além disso, o grupo Resistência Belly Black levará ao público uma emocionante performance que combina dança do ventre, dança afro e teatro, abordando temas como amor-próprio e empoderamento. A apresentação também contará com o grupo De 4 no Ato, que revisita a lenda do bumba meu boi com humor e vivacidade, garantindo boas risadas e momentos de reflexão.
Durante os próximos 10 meses, a iniciativa vai além da zona norte e oeste do Rio, alcançando também outras cidades do estado, como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Araruama e Macaé. “Ir a áreas fora do eixo centro-sul é buscar descentralizar as artes. Além disso, a interação com outros municípios promove trocas significativas e um valioso intercâmbio cultural. Sem contar que isso movimenta a economia criativa do lugar, pois ao redor do espetáculo tem comerciantes que acabam sendo beneficiados pela atração”, ressalta Luciana, que também é diretora do Grupo Aslucianas.
Grupo Aslucianas
Prestes a completar 22 anos de trajetória, o Grupo Aslucianas é uma das poucas companhias majoritariamente femininas no teatro de rua no Brasil. Com uma pesquisa contínua em arte de rua e arte feminina, já produziu mais de 15 espetáculos, grande parte deles premiados em festivais e mostras nacionais. Em 2024, o grupo representou o Rio de Janeiro na categoria Teatro de Rua no Fiav, em Bogotá, Colômbia, firmando sua internacionalização, que também inclui apresentações em Moçambique, na África.
PROGRAMAÇÃO
- Grupo Teatral De 4 no Ato – Espetáculo “A Farsa do Bumba-Meu-Boi”
- Resistência Belly Black – Performance de dança do ventre e afro
- Grupo Aslucianas – Espetáculo "O Quebra-Cocos"