Livremente inspirado no capítulo 13 de Ulisses, obra-prima de James Joyce, o espetáculo “Entardesex On The Beach” estreia no dia 26 de agosto, no Teatro Vannucci, na Gávea. A montagem, com dramaturgia e direção de Antonio Quinet, propõe uma experiência teatral provocadora e sensorial que mergulha nos dilemas amorosos e sexuais atravessados pelo inconsciente.
Em cena, Gerty Macdowel e Leopold Bloom revivem, em sessões de análise conduzidas pelo próprio Joyce, um encontro à beira-mar no início do século XX. A dramaturgia estabelece paralelos entre passado e presente, aproximando a atmosfera do texto original da efervescência de uma beach party eletrônica contemporânea. O público é conduzido a refletir sobre desejo, perda, transformação e as impossibilidades de uma complementaridade perfeita nas relações.
“Por mais que se busque a alma gêmea, não adianta. 1+1 não é igual a 1. As relações afetivas e sexuais são atravessadas pelo inconsciente com fantasias, desejos, aspirações, traumas e frustrações. É isso que Lacan quer dizer com o seu aforisma: A relação sexual não existe. A peça é uma ilustração cênica e artística disso”, explica Quinet.
Sobre o diretor
Antonio Quinet é médico, psiquiatra, psicanalista, doutor em Filosofia e dramaturgo. É fundador da Cia. Inconsciente em Cena, autor de mais de dez livros e tradutor de Lacan no Brasil. Em maio de 2024, foi nomeado Patrono do Freud Museum de Londres.
Ficha Técnica
Autor: James Joyce
Dramaturgia e direção: Antonio Quinet
Assistentes de direção: Joana Lima Silva e Rafael Telles
Elenco: Duda Capotorto, Lucas Gouvêa e Eduardo Egrejas
Direção musical: Luciano Pozino
Trilha sonora: Antonio Quinet
Direção de movimento: Dani Cavanellas
Direção de interpretação vocal: Rose Gonçalves
Luz: Vilmar Olos
Concepção cenográfica: Antonio Quinet
Figurinista: Joana Lima e Silva
Realização: Cia. Inconsciente em Cena
Duração: 70 minutos
Lotação: 324 lugares
Classificação: 16 anos