Premiada no cinema, Isabel Guéron estreia Entressafra no dia 9 de janeiro, quinta-feira, às 20 horas, no Espaço Abu, em Copacabana, com temporada de quinta a domingo até o dia 2 de fevereiro.
Com atuação e dramaturgia da atriz, direção de Cristina Moura e trilha sonora original de Rodrigo Maranhão, figurino de Luiza Marcier e luz de Fernanda Mantovani, o solo retrata com humor a vida real de uma atriz, a partir dos dilemas naturais de um cotidiano comum, entre um trabalho e outro.
Profissão sempre associada ao glamour, Isabel desmistifica o rótulo quando sua personagem é uma atriz de quarenta anos que busca se equilibrar nas entressafras, quando não está no palco, gravando ou em turnês, mas com os boletos bancários para pagar, as muitas tarefas e compromissos familiares, as incertezas da vida sem garantias, além de um olhar para ela mesma.
“Entressafra é refletir sobre o que somos e o que nos acontece”, ressalta a autora, que desenvolveu a montagem a partir do livro homônimo de crônicas que escreveu em 2021, lançado pela Editora Ubook.
Como a autoficção do livro, com 60 minutos, o solo Entressafra se encontra com as vivências e reflexões da mulher-atriz-cidadã durante os períodos de entressafra profissional que seu ofício lhe impõe. A comédia retrata situações como uma reunião de pais na escola dos filhos, a descoberta que precisava trocar os óculos, a venda do carro que descortinou, no trajeto do ônibus, o reencontro com o seu entorno – tendo como pano de fundo o retrato da sua cidade partida pelo abismo da desigualdade social do país.
Com 35 anos de carreira, Isabel Guéron é carioca, bacharel em Artes Cênicas pela Unirio, Entressafra, é criadora do podcast Isso Não é Noronha, em parceria com a atriz Maria Ribeiro e, Entressafra é sua estreia como autora teatral. Atuou em mais de vinte espetáculos teatrais, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em turnês pelo país, tem importantes trabalhos na televisão e no cinema, como no filme Bufo Spallanzani, que em 2001 foi premiada com o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado.
Sinopse Entressafra:
Com humor, o retrato da vida real de uma atriz, a partir dos dilemas naturais de um cotidiano comum, quando desmistifica o rótulo da profissão do glamour com sua personagem: uma atriz de quarenta anos que busca se equilibrar nas entressafras de trabalho, quando não está no palco, gravando ou em turnês, mas com os boletos bancários para pagar, as muitas tarefas e compromissos familiares, as incertezas da vida sem garantidas.
Mídias digitais Isabel Guéron: @isabelgueron