A Cia La Vaca traz de volta ao Rio de Janeiro o solo de teatro documentário Homens Pink, com Renato Turnes, em novembro. Em 2023, a montagem realizou uma celebrada temporada de crítica e público no Sesc Copacabana.
Agora, quatro apresentações únicas formam a itinerância em unidades do Sesc fluminense. Dia 8 de novembro, às 19h, será no Sesc Niterói. Na sequência, 14 de novembro, o público do Sesc São João de Meriti poderá conferir a montagem, que também será realizada no Sesc Madureira, em 16 de novembro, e Sesc São Gonçalo, dia 19 de novembro. A circulação é viabilizada pelo Edital Sesc Pulsar.
Renato Turnes e Milena Moraes fundaram a Cia La Vaca em Florianópolis, SC, com projetos marcados pela pluralidade. Ator, escritor, roteirista e diretor, Turnes acaba de filmar, em Florianópolis, o longa-metragem “Livros Restantes”, em que vive o irmão da personagem Denise Fraga. A direção é de Márcia Paraíso, produzido pela Plural Filmes em coprodução com Filmógrafo Portugal. A estreia é em 2025. Mais informações no site https://www.cialavaca.com.
Homens Pink se origina no documentário homônimo, quando Renato Turnes começa a entrevistar 9 homens gays acima de 60 anos, nomes da vida cultural de São Paulo e Florianópolis – Carlos Eduardo Valente, Celso Curi, José Ronaldo, Julio Rosa, Eduardo Fraga, Luis Baron, Tony Alano, Paulinho Gouvêa e Wladimir Soares.
O documentário estará disponível no Youtube (cialavaca) do dia 5 ao dia 20 de novembro, com versões acessíveis em LIBRAS e Audiodescrição. Conquistou Prêmio Especial do Júri no DIGO - Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero – 2020 e o Prêmio de Melhor Média Metragem no Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Filmes de Arquivo 2020.
Foi na adolescência que Renato Turnes começou a reparar. “Tinha uma geração mais velha que já era conectada com o universo LGBTQIA+. Eles sabiam as melhores músicas, tinham mais conhecimento da moda, eram um modelo para nós, mais jovens. Já adulto, passei a refletir sobre o processo de envelhecimento e invisibilidade dos gays idosos. No documentário, as narrativas ora se distanciam, ora se tocam”, ressalta o ator, de 50 anos.
Ao optar pelo gênero teatro documentário, Homens Pink parte das entrevistas como matéria-prima na base do roteiro que orienta a performance, conduzida por um sujeito que é todos, inclusive o próprio Renato Turnes. Um microfone, imagens num telão ao fundo, mudanças de luz e trilha de forte presença, além das trocas de figurino em cena, convergem para uma ação vertiginosa, divertida e emocionante durante quase 60 minutos corridos.
Renato Turnes tem 50 anos. É ator, diretor de teatro e cinema, roteirista e documentarista. Como ator se destacou com a criação da “Trilogia Lugosi”, série de solos de terror a partir de textos de Poe, Lovecraft e Bonassi. Diretor artístico da La Vaca Cia de Artes Cênicas, junto a qual dirigiu “Mi Muñequita”, “Kassandra”, e “Uz”, além de atuar em “Le Frigô” e “Ilusões”.
Entre diversos prêmios recebeu a Medalha do Mérito Cultural Francisco Dias Velho, o Prêmio Waldir Brazil e o Troféu Isnard Azevedo em reconhecimento à sua trajetória como artista de teatro. Seu filme documentário “Homens Pink”, lançado em 2020, recebeu o Prêmio Especial do Júri no DIGO - Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero – 2020 e o Prêmio de Melhor Média Metragem no Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Filmes de Arquivo 2020.
Direção artística, texto e performance: Renato Turnes.
Assistência de criação: Karin Serafin.
Iluminação e projeções: Hedra Rockenbach.
Edição de vídeos: Marco Martins.
Imagens VHS: Carlos Eduardo Valente e Dominique Fretin.
Figurinos e máscara: Karin Serafin.
Trilha sonora original: Hedra Rockenbach.
Fotos: Cristiano Prim
Realização: La Vaca Companhia de Artes Cênicas.
Artistas provocadores: Anderson do Carmo, Vicente Concilio, Fabio Hostert e Max Reinert.
A partir das memórias de: Carlos Eduardo Valente, Celso Curi, José Ronaldo, Julio Rosa, Eduardo Fraga, Luis Baron, Tony Alano, Paulinho Gouvêa, Wladimir Soares.
Acervos pessoais gentilmente cedidos pelos entrevistados.
Roteiro, atuação e direção: Renato Turnes | Circulação Sesc | Edital Sesc Pulsar
Classificação: 14 anos | Ingressos: R$ 10 (inteira), e R$ 5.
Duração: 50 minutos
PROGRAMAÇÃO
- 08/11 - 19h | R. Padre Anchieta, 56 – São Domingos, Niterói
- 14/11 - Sesc São João de Meriti - 19h | Av. Automóvel Clube, 66 – Centro
- 16/11 - Sesc Madureira - 16h | R. Ewbank da Câmara, 90 – Madureira
- 19/11 - Sesc São Gonçalo - 19h | Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte