ARTE E CULTURA >> Teatro

  • Makeda – A Rainha da Arábia Feliz, últimos dias no CCBB

    Da Redação em 06 de Maio de 2024    Informar erro
    Makeda – A Rainha da Arábia Feliz, últimos dias no CCBB
    Local: CCBB Rio
    ENDEREÇO: Av. Primeiro de Março, 66 - Centro
    A peça Makeda – A Rainha da Arábia Feliz conta e canta a história de uma pequena princesa africana predestinada a se tornar a grande Rainha de Sabá. Educada por seu trisavô, dentro de uma tenda os dois tecem longos diálogos em que o sábio ancestral passa à criança importantes lições.
     
    Em especial, como usar o poder da imaginação para viajar por universos imaginários, visitar seu passado e assim superar os seus medos.

    Com direção e dramaturgia de Allex Miranda, o espetáculo encerra sua temporada no dia 12 de maio, com sessões aos sábados e domingos, sempre às 15h, no Teatro II do CCBB Rio de Janeiro. Todas as sessões contam com intérprete de Libras e recurso de audiodescrição.
     
    O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, Banco do Brasil e BB Asset, com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.
     
    Denísio Liberato, CEO da BB Asset, enfatiza o compromisso da gestora com a cultura, visando uma sociedade mais inclusiva. “Apoiar 'Makeda – A Rainha da Arábia Feliz' vai além de um patrocínio; é um ato de celebração e reconhecimento da riqueza cultural que a diversidade traz. Nossa missão é impulsionar iniciativas que refletem e engrandecem nossa comunidade, mostrando que o valor vai além do financeiro. É assim que a BB Asset, maior gestora de recursos do Brasil, contribui para um legado de inclusão, respeito e apreciação pela arte e pela cultura em suas mais variadas formas”.
     
    Os contos narrados pelo ancião, transcritos em um antigo pergaminho, chamado A Trilogia das Arábias, têm como personagens centrais grandes rainhas do passado. Histórias essas que conduzem a princesa criança através de aventuras por terras desconhecidas. E é nessa envolvente apresentação de realezas ancestrais que são transmitidos valores fundamentais para reinar com sabedoria toda a Arábia Feliz.
     
    No elenco estão Ella Fernandes, Graciana Valladares, Lucas da Purificação e Thiago Justino. A direção musical é de Maíra Freitas e a direção de produção é de Bruno Mariozz.
                
    Com dramaturgia inspirada nas raízes das culturas africanas ancestrais, Makeda – A Rainha da Arábia Feliz traz como protagonista uma menina preta, em formação de sua personalidade, possibilitando a criação de novos arquétipos positivos no imaginário coletivo.
     
    Mais que levar ao público uma construção cênica bem elaborada, com texto e trilha sonora originais, a peça espelha um reflexo semelhante aos traços étnicos/raciais/ancestrais do povo preto.
     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Sancho Pança, O Fiel Escudeiro é uma divertida adaptação da obra de Cervantes com o Palhaço Piruá
      Saiba Mais
      O Inspetor Geral de Nikolai Gogol em curta temporada na Cia de Teatro Contemporâneo
      Saiba Mais
      O Dia que o Sol Nasceu do Lado Errado (Processo)
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO