Inspirado no best-seller “Cuide de Seus Pais Antes Que Seja Tarde” (Bertrand, 2018), de Fabrício Carpinejar, o monólogo “Antes Que Seja Tarde” está de volta aos palcos no Teatro Fashion Mall.
A peça vem emocionando plateias em todo o Brasil com uma mensagem potente sobre afeto, cuidado e presença. Protagonizado por Vânia de Brito, o espetáculo é um verdadeiro sucesso de público e crítica, celebrando vínculos familiares e convidando à reconexão em tempos de pressa e distração.
Com adaptação dramatúrgica do diretor teatral Antonio Januzelli e do ator Rodolfo Amorim, e direção de Delson Antunes, a peça fala do quanto os filhos, mesmo quando bem intencionados, acabam por negligenciar o cuidado com os pais na velhice. “O livro me pegou pelo coração. Tenho uma mãe de 92 anos. Foi o que me motivou a fazer essa volta aos palcos”, conta Vânia, que ficou 16 anos afastada do teatro antes de retornar com “Antes Que Seja Tarde”, em 2023.
Em cena, ela dá voz à consciência coletiva que habita cada um de nós. Com entrega, sensibilidade e uma atuação que transita entre a leveza e a intensidade, a atriz conduz o público por uma jornada íntima, tocante e necessária — despertando memórias, saudades e, sobretudo, reflexões.
“Antes Que Seja Tarde não é sobre perdas, mas sobre amor. É um convite a agir enquanto ainda há tempo: ouvir com calma, olhar nos olhos, segurar as mãos que um dia nos ensinaram a caminhar. Um espetáculo para rir, chorar e sair transformado — com vontade de ligar para os pais, visitar um avô ou simplesmente estar mais presente”, diz a atriz.
No cenário minimalista assinado pelo premiado José Dias, onde se destaca uma cadeira antiga e poucos objetos cênicos, a atriz assume a personalidade de Carpinejar na condução da narrativa, ao mesmo tempo em que mistura memórias próprias às do autor na elaboração da dramaturgia.
Ao longo do espetáculo, lembranças evocadas desde a infância até a vida adulta revelam as idiossincrasias das relações parentais e prometem criar identificação com a plateia: “Mesmo com os detalhes específicos da história de cada um, muitas situações abordadas são comuns à vida de todos e vão despertar muitas lembranças no público”, aposta o diretor Delson Antunes, que conta com o desenho de luz do igualmente premiado Aurélio de Simoni para destacar as várias nuances do espetáculo.
Com direção sutil e texto profundamente humano, a montagem reafirma a potência da mensagem de Carpinejar, consolidando “Antes Que Seja Tarde” como uma das experiências teatrais mais importantes em cartaz no país.
Ficha técnica:
- Direção: Delson Antunes
- Produção e figurino: Vânia de Brito
- Adaptação: Antonio Januzelli e Rodolfo Amorim
- Cenário: José Dias
- Trilha sonora: Beatriz Parisi Pinheiro
- Iluminação: Aurélio de Simoni
12 anos. 60 minutos.