A atriz Fernanda Montenegro apresentará o espetáculo “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir”, na reabertura do Teatro Sesc Ginástico nos dias 13 e 14 de dezembro.
A segunda atração será a peça “Lady Tempestade”, estrelado por Andréa Beltrão, dias 19, 20 e 21 do mesmo mês.
O solo é inspirado nos diários da advogada pernambucana Mércia de Albuquerque (1934–2003), reconhecida por sua atuação na defesa de presos políticos durante a ditadura militar.
Com direção de Yara de Novaes e dramaturgia de Sílvia Gomez, “Lady Tempestade” traz à cena uma narrativa de coragem e resistência, em que a trajetória pessoal e política de Mércia se mistura à memória coletiva de um país em reconstrução democrática. O início da venda dos ingressos, cujos valores variam entre R$ 15 e R$ 60, está previsto para o início de dezembro, com data a ser divulgada em breve.
A modernização do teatro integra o projeto de retrofit que transformará um dos edifícios mais emblemáticos do Centro do Rio – o antigo Clube Ginástico Português – em um espaço cultural, esportivo e de lazer moderno e integrado. As obras estão 62% concluídas, sendo o teatro o espaço mais avançado, com 91% das intervenções já realizadas.
Segundo o diretor de Engenharia e Infraestrutura, Fábio Soares, a fase estrutural foi finalizada, e as equipes trabalham agora na instalação do forro e do sistema acústico, na colocação dos carpetes e das cadeiras, além dos acabamentos finais de camarins e banheiros. Em novembro, a fachada será liberada e terão início os testes de cenografia e climatização.
Acessibilidade, segurança e conforto
O teatro foi reformado pela primeira vez em 2002, quando foi adquirido pelo Sesc. Nesta nova reforma, além de cumprir normas contemporâneas de acessibilidade e proteção contra incêndio, passa por uma modernização completa, com renovação das poltronas, revestimentos acústicos e iluminação. O novo layout inclui assentos adaptados para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, além de saídas dimensionadas para garantir maior segurança.
As soluções arquitetônicas também envolvem a instalação de um painel ripado acústico nas paredes laterais, preservando a tonalidade original do forro, e a criação de um novo forro suspenso com lâminas de freijó maciço, que amplia a eficiência acústica e luminotécnica. As poltronas terão acabamento em couro natural e tonalidade aproximada ao piso, reforçando a integração visual entre palco e plateia. A caixa cênica será modernizada com mecanismos para movimentação de iluminação e cenários, e o house mix ganhará um novo desenho. O teatro contará ainda com quatro camarins – dois no nível do palco e dois em mezaninos, além de copa e áreas técnicas reformuladas.
Piscina semiolímpica, mirante, galeria, restaurante, cinema e quadra esportiva
Quando concluído, o retrofit do Sesc Ginástico devolverá à cidade um ícone da cultura carioca, integrando tradição e inovação em um espaço de mais de 14 mil metros quadrados, que abrigará, além do teatro, uma piscina semiolímpica no nono andar, praça pública na cobertura com mirante panorâmico e cafeteria, cinema ao ar livre, quadra poliesportiva, restaurante, galeria de exposições e áreas para saúde, esporte e convivência - tudo isso, parte em construção nova, parte em estrutura antiga preservada. O projeto arquitetônico do teatro é assinado pelo escritório Fábrica Arquitetura, enquanto o retrofit completo da edificação é de autoria do escritório LARQ Arquitetura e Planejamento.