ARTE E CULTURA >> Teatro

  • “Pequeno Manual Antirracista - A Peça”, um monólogo com Luana Xavier

    Da Redação em 29 de Abril de 2024    Informar erro
    “Pequeno Manual Antirracista -  A Peça”,  um monólogo com Luana Xavier

    Foto: Caio Lirio

    Local: Teatro Firjan SESI Centro
    ENDEREÇO: Av. Graça Aranha, 1 - Centro, Rio de Janeiro
    DETALHES: De 13/05 a 11/06/24  | Sessões às segundas e terças, às 19h | Ingressos: R$ 30; R$ 15,00 (meia). Vendas pelo Sympla.
    Ganhador do Prêmio Jabuti de Ciências Humanas, livro de Djamila Ribeiro é adaptado em monólogo com Luana Xavier, que tem texto e direção de Aldri Anunciação
     
    Depois de ser apresentado em Salvador e São Paulo com sucesso de público, “Pequeno Manual Antirracista – A Peça” ocupa o palco do Teatro Firjan SESI Centro, do dia 13 de maio a 11 de junho.
     
    Esta é a primeira adaptação de uma obra de Djamila Ribeiro para o teatro e marca a estreia da atriz Luana Xavier em um monólogo. Trazendo a questão racial e a luta contra o racismo estrutural e individual como mote, o espetáculo é dirigido por Aldri Anunciação, que também assina o texto. A peça terá sessões sempre às segundas e terças, às 19h, com acessibilidade em libras e audiodescrição.
     
    “Pequeno Manual Antirracista” é um projeto apresentado e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, com apoio Firjan SESI e uma realização da Maré Produções com co-realização da Melanina Acentuada.
     
    Através de sua abordagem engajada e informativa, “Pequeno Manual Antirracista” tem o potencial de despertar reflexões e debates sobre questões raciais, contribuindo para a conscientização e a luta contra o racismo na sociedade. É um projeto cultural de grande relevância e impacto social, capaz de promover a inclusão, a diversidade e a igualdade em diferentes segmentos.
     
    Sinopse 
    A professora de ensino médio Bell vê sua aula subitamente interrompida quando uma misteriosa e violenta manifestação irrompe fora da escola. Protegida e confinada na sala de aula, a professora inicia um irônico e animado fórum sobre o racismo brasileiro com sua querida turma.
     
    Contudo, o mundo de Bell e dos seus alunos vira de cabeça para baixo quando eles descobrem as verdadeiras causas do protesto que ocorre lá fora.
     
    Sobre Luana Xavier (atriz)
    Mulher, preta, gorda, de axé, neta de Chica Xavier, atriz, apresentadora, roteirista, produtora, assistente social, criadora de conteúdo e ativista antirracista. Luana Xavier participou de produções como Dona Flor e seus dois maridos, Sessão de Terapia, Barba Cabelo e Bigode, dentre muitas outras em teatro e audiovisual. Em 2022, foi uma das apresentadoras do Saia justa, o programa mais longevo da TV fechada.
     
    Sobre Aldri Anunciação (texto e direção)
    Ator, Diretor e dramaturgo baiano. Seus textos encenados no teatro foram “Namíbia, não!” , “O campo de batalha: a fantástica história de interrupção de uma guerra bem-sucedida”, “A Mulher do Fundo do Mar”, “Pele Negra, Máscaras Brancas” e mais recentemente o “Embarque Imediato” que trouxe de volta aos palcos baianos o ator Antônio Pitanga aos 80 anos de idade. No cinema e na TV, foi roteirista do longa metragem “Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos. Aldri Anunciação é um dos cinco únicos autores baianos a ter sido laureado com o primeiro lugar na categoria de obra de ficção no Prêmio Jabuti de Literatura.
     
    Texto e direção: Aldri Anunciação
    Coordenação geral: Maré Produções Culturais
     
    Classificação: 12 anos
    Acessibilidade em todas sessões: libras e audiodescrição 
    Instagram: @pequenomanualapeca


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Criatividade em Ação, curso de Teatro com o professor Julio Luz começa no início de junho
      Saiba Mais
      O Inspetor Geral de Nikolai Gogol em curta temporada na Cia de Teatro Contemporâneo
      Saiba Mais
      Ânima, novo espetáculo da filósofa Lúcia Helena Galvão interpretado por Beth Zalcman
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO