Em uma grande homenagem à cantora e compositora Rita Lee, a In Cena Produções estreia o espetáculo “República Lee – Um Musical ao Som de Rita” no Rio de Janeiro, depois de sucesso de público, elogios de críticos e indicações a prêmios na capital paulista.
Com texto e direção de Tauã Delmiro, a comédia não-biográfica faz curta temporada no Teatro dos 4, de 5 de agosto a 10 de setembro, com sessões às terças e quartas, às 20h. A venda de ingressos já está disponível pelo Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/107786). Idealizado por Cella Bártholo, o espetáculo tem direção musical e arranjos de Hugo Kerth. O elenco reúne Cella Bártholo, Caio Nery, Tauã Delmiro, Ingrid Klug e Hugo Kerth.
“República Lee – Um Musical ao Som de Rita” foi indicado, em 2024, ao Prêmio Prio do Humor, criado por Fábio Porchat, nas categorias Texto (Tauã Delmiro) e Especial, pela inovação da obra, que mistura cinema, teatro e música. E, também, ao Prêmio Destaque Imprensa Digital, nas categorias Destaque Musical Brasileiro (In Cena Produções), Destaque Dramaturgia Original (Tauã Delmiro) e Destaque Atriz Coadjuvante (Ingrid Klug).
O musical irreverente acompanha a história de cinco jovens, moradores de uma república na cidade de São Paulo, entre os anos de 1968 e 1969. O grupo está engajado em produzir, dentro do apartamento onde mora, um curta-metragem de ficção científica, com baixo orçamento. A trama dentro da trama é baseada em longas-metragens de sci-fi dos anos 1950, como “O dia em que a Terra Parou”, “A invasão dos discos voadores” e “O Ataque da Mulher de 15 Metros”.
A dramaturgia do musical é embalada por canções clássicas do repertório de Rita Lee, como “Agora só falta você”, “Nem luxo, nem lixo”, “Alô, alô, Marciano”, “Desculpe o auê” e “Mutante”. “A maior inspiração do enredo foram as canções da Rita e, a partir delas, buscamos absorver o caráter disruptivo presente nas letras e melodias. Embora o espetáculo não seja uma biografia da vida da artista, os cinco personagens são desdobramentos da personalidade transgressora dela”, explica o autor e diretor Tauã Delmiro.
O espetáculo surpreendeu o público ao proporcionar uma experiência multilinguagem, unindo teatro e cinema. A partir da interação de cenas teatrais, takes pré-gravados e outros filmados ao vivo, é construído um filme na presença do público. A partir do universo lúdico e disruptivo da lírica de Rita, a narrativa aborda a rebeldia de uma juventude que rompeu paradigmas e quer ser fonte de inspiração para os espectadores.
“Em sua autobiografia, Rita revela sua enorme paixão pelo cinema. Esse fato me inspirou a escrever uma dramaturgia que dialogasse com teatro e audiovisual. Levei essa ideia pra Cella e ficamos confiantes de que conseguiríamos desenvolver uma obra instigante e inovadora”, lembra Tauã.
Com o objetivo de fomentar o musical brasileiro, a In Cena pretende investir em projetos inéditos e nacionais. “A gente sabe que tem muitos artistas talentosos aqui nas áreas de dramaturgia, composição, dança, e queremos fomentar esse mercado. Além disso, homenagear grandes nomes brasileiros, como a Rita Lee”, completa Cella.
Ficha técnica:
- Texto e direção geral: Tauã Delmiro
- Elenco: Cella Bártholo (Jullie), Caio Nery (Caio), Tauã Delmiro (Danilo), Ingrid Klug (Sarah), Hugo Kerth (Darín), Patrick Salerno e Luiza Cesar
- Assistência de direção: Manu Hashimoto
- Direção musical: Hugo Kerth
- Direção artística e concepção: Cella Bártholo
- Direção de produção: Ludmyla Areas
- Direção de marketing e comercial: Lívia Rezen
- Direção financeira: Camila Biasi
- Assistente financeira: Vanessa Lopes
- Assistente de direção artística: Patricio Terry
- Assistente de produção: Luciana Gomes
- Assessoria de imprensa: Racca Comunicação e Três Comunicação
- Designer: Júlia Tavares
- Figurino: Vinicius Aguiar
Duração: 2h
Lotação: 402 lugares
Classificação: 14 anos
Instagram: @republicalee