Escrito, dirigido e interpretado pelo ator e professor de história Sidcley Batista, o monólogo "Jão Queixote, semente e fruto" é inspirado no clássico Dom Quixote, que como o cavaleiro criado por Cervantes, vive com a cabeça no mundo da lua para encarar a realidade.
O espetáculo também faz referências às obras de Ariano Suassuna, José Cabral de Melo Neto e a personalidades heroicas nordestinas como Zumbi, Antônio Conselheiro e Lampião e ainda a atriz Hermila Guedes, a amada imaginada por nosso cavaleiro.
Jão é um homem que desde menino sonha em sair pelo mundo em busca de seus sonhos, enfrentando os dragões do mundo e em busca de algo que justifique sua existência, mas acaba preso ao seu quintal enquanto a vida passa, até o momento que toma uma atitude drástica que muda o rumo da sua história.
A produção é do grupo Nós Destinos de Teatro, que tem como missão valorizar os elementos da rica cultura nordestina como na música, indumentária e na cenografia, marcadas por signos do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna.
Texto, direção e atuação: Sidcley Batista
Produção: Grupo Nós Destinos de Teatro
Assistente de produção: Raphael Simões
Cenário: Cachalote Mattos
Iluminação: Ademir Lamego
Figurino: Claudia Pereira e Sidcley Batista
Trilha Sonora: Carolina Leão e Sidcley Batista
Classificação: 12 anos
Instagram: @grupo_nos_destinos