O grupo artístico Tambor de Cumba, vanguarda na Região Portuária do Rio, retorna aos teatros da cidade levando ações culturais, com a proposta de difundir tradições e expressões afro-brasileiras, um compromisso assumido pela companhia desde a sua criação. Desta vez, o grupo se prepara para ocupar o Teatro Cacilda Becker, na Zona Sul carioca, durante o mês da Consciência Negra, com diversas atividades e entradas populares – de gratuita até R$ 30.
Durante a ocupação entre os dias 20 e 24 de novembro, o Tambor de Cumba realizará palestra sobre a cultura iorubá, oficina de dança afro, apresentação de danças populares e a apresentação do espetáculo Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá. A agenda de atividades evidencia a relevância de se levar para os palcos a riqueza cultural herdada pelos africanos. Para Aninha Catão, fundadora da companhia, é necessário promover o resgate da identidade e da autoestima da população negra, sendo a intervenção uma ferramenta educacional.
“A grande importância em realizar essa intervenção cultural no Teatro Cacilda Becker, durante o período em que celebramos o Mês da Consciência Negra, é essa oportunidade de aprender sobre a história ancestral dos africanos escravizados aqui no Brasil. Então, esta é a chance de conhecer um pouco sobre nós mesmos, a nossa origem e a nossa cultura. A ocupação tem o papel de evidenciar a existência de uma riqueza cultural magnífica, no Brasil, herdada do continente africano, alcançando o público da forma mais democrática possível. Também propomos a desconstrução da marginalização da cultura negra, destacando o protagonismo do negro e das suas formas de recriar a sua própria existência, com símbolos, formas e reconhecimento.” Afirma Aninha Catão.
Cosmogonia Africana
O espetáculo de dança Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá apresenta a versão africana para o mito da criação do universo ao público. Dirigido por Aninha Catão, a bailarina e professora elaborou este projeto com a finalidade de evidenciar os impactos da diáspora africana, no Brasil. Ao som de tambores, Aninha e seu grupo, o Tambor de Cumba, apresenta coreografias da cultura afro-brasileira, que explicam como surgiram e o papel dos elementos da natureza e a relação destes com as divindades iorubás – os orixás. O Cosmogonia Africana é baseado no importante trabalho, homônimo à iniciativa, de Marcelo Monteiro.
Programação:
20 de novembro | 20h: Palestra Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá.
Valor: Gratuito
21 de novembro | 20h : Oficina de Dança Afro Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do
Povo Iorubá. Valor: 10 reais
22 de novembro | 20h: Roda de Danças Populares com Tambor de Cumba. Valor: 20 reais (10 reais – meia entrada).
23 de novembro | 20h: Espetáculo Cosmogonia Africana - A Visão de Mundo do Povo Iorubá.
Valor 30 reais (15 reais – meia entrada).
24 de novembro | 19h: Espetáculo Cosmogonia Africana - A Visão de Mundo do Povo Iorubá.
Valor 30 reais (15 reais – meia entrada).
Foto: Amanda Cavalcanti/Divulgação