No dia 31 de outubro, a Casa de Cultura de Nova Iguaçu recebe o espetáculo “Tudo que eu (não) vivi – um anticirco-teatro documental”, que reúne histórias de retirantes das regiões Norte e Nordeste do Brasil em busca de um futuro melhor.
A montagem propõe uma reflexão sobre o sentido da vida e a realidade do país, a partir do universo circense, misturando teatro, circo, performance e cinema.
Três jovens migrantes se encontram em um quarto precário, em uma pensão na Cidade Maravilhosa. Cada um carrega sonhos e incertezas: Assis, que deseja ser poeta; Juliano, que sonha em se formar em medicina e realizar suas utopias; Zé Palmares, que busca mudar sua história e melhorar de vida.
Na mesma casa vive Maria, mulher marcada por medos e paixões, reflexo das mães, avós e irmãs deixadas para trás.
Entre narrativas fragmentadas, memórias e ficções, os personagens contam – de forma ora inusitada, ora cotidiana – como não deixam de viver e de sonhar.
O espetáculo entrelaça crônica, autobiografia, ensaio, ficção e memória para construir um mosaico poético-político sobre migração, pertencimento, questões raciais, de gênero, trabalho e desigualdade social.
Idealizado por Jean Fontes (também ator do elenco) em parceria com Priscila Raibott, e dirigido por Wellington Júnior, o projeto ressignifica narrativas brasileiras e relaciona a vida dos artistas mambembes à realidade de trabalhadores marginalizados.
O projeto é apresentado pelo Governo Federal/Ministério da Cultura e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Duração aproximada: 70 min
Instagram: @ocirquinho
Ficha Técnica
Idealização: Jean Fontes | Dramaturgia: Priscilla Raibott e Jean Fontes | Direção: Wellington Júnior | Elenco: Jean Fontes, Gabriel Ribeiro, Letícia Queiroz e Ruan Viana | Orientador de corporalidade (dança afro): Cleiton Sobreira | Figurino e cenografia: Yan Calixto | Assistente de cenário e figurino: Daniel Furtado | Trilha sonora: Michel Nascimento e Alysson Alves | Mixagem: Michel Nascimento | Desenho da luz: Kaylan Werneck e Wellington Júnior | Fotografias: Rafael Moura | Programação visual: Gueu Ramos | “Social Media”: João França | Assessoria de imprensa: Angélica Zago | Produção: O Cirquinho