O grupo As Marias da Graça – primeiro coletivo de mulheres palhaças do Brasil, que completa 34 anos em 2025 – apresenta a remontagem de seu primeiro musical na Cidade das Artes, na Barra.
Com direção da premiada coreógrafa e bailarina Sueli Guerra, “Um Musical de Palhaças – Cada Um No Seu Quadril” mergulha com humor nos bastidores de uma audição, vivenciada por três palhaças. A curta temporada acontece aos sábados e domingos, entre os dias 26 de abril e 4 de maio de 2025.
Em cena, as palhaças Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães mesclam dança, canto e a linguagem da palhaçaria para revelar as dores e as delícias que é passar pela audição de um musical.
A comicidade e a singeleza das palhaças, somadas à expressividade corporal dos números de dança, garantem um espetáculo dinâmico e engraçado ao expor os desafios e as conquistas dos artistas durante um dia de avaliação cênica.
“Eu amo musical! Sempre quis ser atriz de musical, mas fui totalmente desencorajada a ser, então virei palhaça. É minha palhaça que está realizando meu sonho. Quisemos justamente brincar com esse momento da audição que é sempre muito tenso para quem participa”, comenta Karla.
Esquecer o texto, entrar no palco na hora errada, dor de barriga, impaciência do auditor e decorar a cena na coxia em voz alta estão entre as diversas situações apresentadas pelo trio de atrizes, dirigidas por ninguém menos que Sueli Guerra, uma sumidade no gênero, estreando na palhaçaria.
“O fato das Marias serem as Marias, as palhaças que são, o trabalho que têm, já muda tudo, tira tudo do lugar, de uma maneira refrescante e instigante, em um desafio de mesclar, pela primeira vez, na minha trajetória a linguagem da palhaçaria e da dança”, afirma a diretora com mais de 30 anos de carreira.
A primeira montagem de “Um Musical de Palhaças – Cada um no seu Quadril” foi em 2016. Agora, quase uma década depois, o trio reapresenta o espetáculo trazendo novos números, e figurinos assinados por Rui Cortes.
A trilha sonora é repleta de referências aos musicais clássicos, como, Cabaret, Chicago, A Noviça Rebelde, Roberto Carlos e Frère Jacques, sem esquecer de levantar a bandeira feminista, uma marca da trajetória do grupo.
“Um dos diferenciais é que agora somos mulheres 50+, dançando, cantando, trabalhando e mostrando corpos não tão jovens, não tão novos com grande potencial de movimento”, reflete Karla.
Ficha Técnica Remontagem:
- Direção: Sueli Guerra
- Atrizes/palhaças: Geni Viegas, Karla Concá, Samantha Anciães,
- Roteiro: Sueli Guerra, Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães.
- Orientação das Palhaças: Karla Concá
- Preparação vocal: Chiara Santoro
- Direção Musical: Marcelo Alonso Neves
- Direção de Arte: Rui Cortez
- Cenário e figurino: Teca Fischinski e Rui Cortez
- Confecção dos Figurinos: Altas Costuras (Rui Cortez)
- Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
- Visagismo: Mona Magalhães
- Participação Especial em OFF : Silvia Massari