O espetáculo infantojuvenil Universo redondo – os circos de Benjamim, com texto de Gabriel Sant’anna e direção de José Regino, revela como o circo começou, sua chegada ao Brasil e principalmente a história de Benjamim de Oliveira - o primeiro palhaço negro do Brasil.
Benjamim era um menino negro, filho de escravos, que um dia entrou em um circo e então algo mágico aconteceu. O circo entrou em Benjamim. E quando baixou o mastro, dobrou a lona e partiu da pequena cidade onde estava armado levou consigo um novo integrante e os seus sonhos.
Compositor, ator e palhaço, Benjamim, nascido no interior de Minas, é considerado um dos principais artistas da virada do século XIX para o XX e responsável pela criação do circo-teatro, que despertou o interesse do público pelas artes circenses.
A Cia. do Solo, formada pelos artistas Gabriel Sant’Anna e Martha Paiva, utiliza-se de diversas linguagens como a palhaçaria, a contação de histórias, a manipulação de bonecos e a música ao vivo para encenar o espetáculo, que conta ainda com a participação especial dos músicos Mariana Serra e Lucas Torres.
A supervisão cênica é assinada pelo diretor José Regino, os bonecos são de Márcio Newlands e os figurinos e cenário são de Luisa Tavares.
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre