Quem mora no Rio sabe que o calor exige certos cuidados para lidar melhor com o dia a dia. Algumas soluções simples podem fazer a diferença ao sair de casa e encarar o sol.
- Evite a praia entre 11h e 16h. Neste horário o sol está rachando com muita radiação UVB. Quem se expõe nesses horários precisa usar chapéu, recorrer a roupas com proteção solar e ficar embaixo do guarda-sol. Protetor solar é sempre indispensável, antes de sair de casa, ao chegar à praia e após o mergulho na água. Não esqueça também de protetor labial. Isso vale também para cariocas que acham que estão mais acostumados com o sol. Turistas devem redobrar a atenção.
- Os especialistas recomendam o consumo de no mínimo dois litros de água por dia. Quem consumir cerveja na praia ou na rua tem de estar ciente de que ela não hidrata. O maior tempo de exposição ao sol contribui para que o organismo perca ainda mais água ao tentar controlar a temperatura do corpo. O ideal é carregar uma garrafinha térmica tipo de corrida.
- Use roupas leves, malhas finas, saias, shorts e chinelos. Esqueça aquela camisa de manga comprida e meias altas. A única exceção é se utilizar muito o metrô. Neste caso, para evitar a troca abrupta de temperatura é recomendável um agasalho fino ou um lenço. Faz muita diferença!
- Ao circular nas ruas privilegie sempre o lado que tem sombra. Se tiver que atravessar a rua e o sinal estiver fechado procure ficar sob as marquises. Outra dica infalível para refrescar o corpo: procure sempre atalhos em galerias e descanse alguns minutos em ambientes refrigerados.
- Ao usar ventiladores evite posicioná-los direto sobre o rosto. O ideal é o vento ser direcionado para o corpo. Vento em excesso, além de resfriar a pessoa, pode causar uma doença chamada paralisia de Bell, que trava os músculos de um dos lados do rosto. Se utilizar ar condicionado ele precisa ser limpo para evitar germes. O excesso de sujeira pode acarretar infecção pulmonar e problemas alérgicos como rinite, sinusite e asma.
- Não economize duchas durante o verão. Esqueça o aquecedor ou chuveiro elétrico. Faz muita diferença se refrescar sempre que puder.
- Óculos de sol é um item obrigatório no verão. Mas, evite comprar em camelôs pois na maioria das vezes não protegem contra os raios UVB.
Lembre-se de que o calor excessivo pode ser perigoso, por isso é importante tomar medidas para se manter fresco e seguro.
Se você ou alguém ao seu redor começar a sentir sintomas de insolação, como tontura, náusea, pele vermelha e quente, procure imediatamente um local mais fresco e beba água. Se os sintomas persistirem, busque ajuda médica.