Quem tem criança em casa sabe bem que elas precisam de entretenimento o tempo todo. Para evitar que fiquem sozinhas por muito tempo no tablet, no celular ou na TV, estamos pesquisando e relembrando algumas atividades fáceis para tornar os dias de isolamento mais divertidos. Brevemente publicaremos mais dicas.
Cabaninha
Já brincou de cabaninha com seu filho ou o neto? Improvise prendendo um lençol ou colcha cadeiras e móveis num canto da sala. Coloque almofadas e alguns brinquedos preferidos da criança. Finja que está num acampamento e proponha brincadeiras com desenhar ou advinhar coisas. Dá para fazer um lanche e simular um piquenique, as criança adoram!
Adedanha ou Stop
Quem nunca brincou de STOP quando era criança? Essa é uma brincadeira para toda a família e excelente para a memória. As crianças que ainda não foram alfabetizadas podem receber o auxílio de um adulto para participar do jogo. Para quem não conhece, você vai precisar de papel e caneta para cada jogador. Depois se define as categorias como nomes de homem, mulher, fruta, animal, lugar, cor, flor, etc. Sorteia-se a letra com o adedanha para que os participantes preencham as categorias com palavras iniciadas com aquela letra. O primeiro a terminar diz: “stop” e todos devem parar de escrever e contar os pontos. No final da partida quem tiver mais pontos é o vencedor.
Mímica
É um ótimo jogo para estimular a percepção e a criatividades das crianças. O tema deve variar de acordo com a idade e o entendimento da criança. Sugestões: animais, super-herois, filmes, etc. É um jogo bem divertido e quanto mais pessoas da casa participarem, melhor. Dá para ter participantes online também é só posicionar o dispositivo de forma que a cena fique bem visível.
Amarelinha
Essa é uma adaptação da brincadeira para dentro de casa. Você vai precisar de um pouco de espaço, fita crepe e uma pedrinha (ou algo que possa substituí-la). Faça o desenho da amarelinha com fita crepe no chão e siga as regras do jogo. Para quem esqueceu como se brinca, no
Wikipédia tem tudo bem explicadinho, inclusive o desenho da Amarelinha.
Advinhe o desenho
Essa brincadeira estimula a percepção das crianças e precisa de 2 pessoas ou mais, papel e lápis. Os participantes sentam um atrás do outro e o que fica atrás faz um desenho invisível (com o dedo) nas costas do outro. O que está na frente desenha no papel o que percebeu do que foi desenhado em suas costas. O resultado muitas vezes é bem divertido.