A cidade de Maricá ganhou o Centro de Comércio Popular (Cecop) que faz parte do processo de revitalização do Centro. O espaço oferece estrutura adequada para trabalhadores informais que vendiam produtos na Rua Ribeiro de Almeida (rua dos bancos) e no shopping a céu aberto.
O lugar, que possui cobertura, banheiros e ventiladores, terá ainda climatização numa segunda estapa.
A estrutura, moderna e bonita, possu 114 boxes com vendas de comidas, bebidas, artesanatos, peças de arte, vestuário, calçados, acessórios e bijuterias, entre outros.
Os comerciantes foram selecionados levando-se em conta critérios específicos, passando por cadastro, comprovação de documentos e a triagem de microempreendedores que já trabalham no Centro, na Rua Ribeiro de Almeida e na Avenida Roberto Silveira, entre outros pontos.
O prefeito enalteceu o trabalho realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Transporte, por meio do setor de Posturas, que atuaram diretamente na organização desses trabalhadores.
Ele também anunciou que será construída a Casa do Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), ao lado do Cecop, e que as próximas unidades do Cecop irão beneficiar trabalhadores informais de Inoã e Itaipuaçu.
“Esse espaço oferece dignidade a centenas de pessoas que trabalhavam ao sol, na chuva, ao relento, mas que agora contam com esse ambiente absolutamente acolhedor, funcional, com acesso a banheiro e toda uma estrutura organizada. Assim, a gente vai ter um fluxo de pessoas fazendo movimentar essa economia da cidade. Com esse grande fomento, a nova linha de crédito vai ajudar ainda mais a dinamizar o capital de giro para esses empreendedores e empreendedoras, fazendo com que eles possam renovar os seus estoques, comprar mais mercadorias e se organizar”, disse.
Fonte: Prefeitura de Maricá