O antigo terreno de Furnas, em Botafogo, vai ser um condomínio residencial. Em parte do terreno de 8 mil metros quadrados, comprado pela RJZ Cyrela, serão erguidos cinco prédios, três de 11 andares e dois de três pavimentos, com um total de 293 apartamentos, de estúdios a quatro quartos.
Furnas ocupava um quarteirão quase inteiro — na área há ainda duas casas particulares e um imóvel onde está instalada a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa — entre as ruas Mena Barreto, São João Batista, Henrique de Novais e Real Grandeza.
Também está sendo negociada a fatia do terreno com 13.034,52 metros quadrados da Fundação Real Grandeza (fundo de pensão dos empregados de Furnas e de parte dos funcionários da Eletronuclear), onde estão os três grandes blocos ocupados no passado pela subsidiária da Eletrobras. Já há interessados, e a expectativa é que “o processo de venda esteja concluído até o fim de 2023”, informa em nota a fundação.
Dois dos três prédios que existiam no local já foram demolidos. O terceiro, onde existia o centro de operações de Furnas, ainda está de pé.
No empreendimento, haverá imóveis para todos os gostos. Dos 293 apartamentos, 153 terão três quartos.
Haverá 14 coberturas duplex, dez delas com quatro quartos, de até 194m². Para os que preferem espaços mais amplos, serão oferecidas duas coberturas lineares, com 235m² e 236m². Já as seis unidades tipo estúdio terão entre 37 m² e 40m².
Além do lote no complexo de Furnas — o valor pretendido é mistério —, a Real Grandeza vai colocar à venda o seu edifício-sede, localizado na Rua Real Grandeza, para atender à legislação que determina que fundos de pensão se desfaçam de investimentos em imóveis até 2030.
Fonte: Extra