A Nissan vai investir cerca de R$ 2,8 bilhões até 2025 em seu Complexo Industrial de Resende, no Sul Fluminense, para produzir dois novos veículos utilitários esportivos (SUVs) e montar um motor turbo.
O anúncio foi feito na fábrica de motores que integra o parque industrial da Nissan. Os investimentos foram anunciados pelo CEO da Nissan Motor Co., Makoto Uchida, e contou com a presença de executivos regionais e locais da empresa, em cerimônia acompanhada por 2.400 pessoas, incluindo todos os funcionários da unidade industrial.
Com este anúncio, a Nissan dá mais um passo à frente. Queremos que Resende seja um grande polo exportador. Os novos carros vão começar a ser vendidos em 2025, e serão comercializados para mais de 20 países da América Latina, o que fortalece a fábrica e aumenta virtuosamente a sua produção na América do Sul — disse o presidente e CEO da Nissan Motor Co., durante a cerimônia
Novos fornecedores
Atualmente, a Nissan gera mais de 3 mil empregos diretos no estado. Além do investimento anunciado hoje, a empresa assinou protocolos de intenção com quatro fornecedores que também virão para o Rio de Janeiro: Usiminas, JREKT, Valeo e Ficosa.
- A chegada de novas empresas para fornecer para a Nissan orgulha o Rio de Janeiro e coroa o trabalho que estamos realizando para atrair investimentos. Esses novos fornecedores tornarão o polo automotivo do estado ainda mais competitivo em termos nacionais e internacionais - afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.
Complexo Industrial foi inaugurado em 2014
Inaugurado em abril de 2014, o complexo industrial brasileiro da Nissan, em Resende, passará por sua primeira grande evolução e consolidará sua vocação como um hub de exportação, ressalta a empresa. A unidade fabril é composta por uma fábrica de veículos e uma de motores. Mais de 590 mil veículos e 570 mil motores foram produzidos desde sua inauguração.
A unidade, que já atende, além do mercado brasileiro, alguns mercados da América do Sul, deve passar a exportar um de seus novos veículos para mais de 20 países.
Somando os investimentos já realizados pela Nissan e os anunciados nesta terça, já são R$ 6,2 bilhões aplicados pela empresa no Brasil em 10 anos.
Fonte: Governo do Estado RJ