O Comitê Olímpico do Brasil (COB) oficializou acordo com a Aliança Francesa que proporcionará aos atletas e delegação olímpica brasileira aulas de francês para poder se comunicar e ainda aprender sobre esporte, geografia, sociedade e cultura geral do país sede dos Jogos Olímpicos de 2024.
A importância da língua francesa no contexto esportivo internacional é histórica. Afinal, os Jogos Olímpicos modernos, que foram revividos pelo francês Pierre de Coubertin, seguem, até hoje, tendo este como um de seus idiomas oficiais. Usado para anúncios oficiais, comentários de especialistas e entrevistas. Nesta edição em Paris, falar francês se torna ainda mais relevante.
Neste sentido, a parceria entre o COB e a Aliança Francesa proporcionará a todos os membros do Time Brasil a oportunidade de já chegarem em Paris com conhecimento básico do idioma local, além de aprenderem conteúdos de francês esportivo olímpico, que irão auxiliá-los durante competições ou em momentos que estejam acompanhando outras modalidades.
Afinal, para ajudar a preparar os atletas olímpicos do Brasil para os Jogos na capital francesa, nada melhor do que aprender com o único curso de francês que é oficialmente reconhecido pelo país sede dos jogos e que é brasileiro há 137 anos.
A parceria fará com que, 100 anos após os últimos Jogos em Paris, a delegação brasileira retorne à França preparada para agradecer por suas conquistas no idioma dos moradores locais, demonstrando, mais uma vez, toda capacidade diplomática e simpatia que tanto representam o povo brasileiro.