A concessionária Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói anunciou que já está testando o novo sistema de pagamento automático de pedágio.
É o sistema free-flow, que dispensa cabines, cancelas e operadores. Tampouco há necessidade de reduzir a velocidade.
Existem leitores de tags (etiquetas eletrônicas) e placas instalados em pórticos. No caso da tag, a cobrança é feita diretamente na fatura da operadora do usuário. Para motoristas que não possuem tag a tarifa pode ser paga por Whatsapp, aplicativo ou site da concessionaría em até 15 dias corridos.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atendendendo a pedido da Ecoponte, autorizou que o modelo seja avaliado na Ponte Rio-Niterói. A concessionária fará o teste em outubro, em data ainda a ser definida.
Desde 31 de março, o sistema funciona em um trecho da Rio-Santos na BR-101, administrada pela concessionária CCR RioSP, entre Santa Cruz (Rio de Janeiro) e Ubatuba (SP). A ANTT fez uma avaliação positiva do free-flow. Até 31 de julho, a inadimplência chegou a 13,88%, ou de 550 mil não pagantes, abaixo dos índices internacionais. Na Rio-Santos, os motocicilstas não pagam.
O Conselho Superior da Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) determinou que seja criada uma comissão para analisar a viabilidade de implementação do free flow na RJ-126 (Rio Bonito-São Pedro da Aldeia), operada pela CCR Via Lagos e na RJ-116 (Itaboraí-Macuco), da Rota 116.
Atualmente, um motorista leva pelo menos 13 minutos para percorrer a Ponte Rio-Niterói, quando o trânsito está bom. Com o fim das cancelas, poderá diminuir. Além dos gargalos acabarem na proximidade do pedágio.
Fonte: Errejota Notícias