O Terminal Intermodal Gentileza, na região portuária do Rio de Janeiro, vai ocupar uma área equivalente ao tamanho de três campos de futebol e fará a conexão entre o futuro BRT Transbrasil, ônibus convencionais e três linhas de VLT.
O Terminal, que será integrado ao transporte público, terá em seu primeiro pavimento, uma área destinada a lojistas e espaços comerciais, proporcionando aos usuários e à região, uma nova oferta em comércio, fortalecendo a economia local.
Responsável pela obra, a construtora Passarelli tem previsão de entrega em dezembro de 2023. A expectativa é atender cerca de 130 mil pessoas.
“Estamos muito orgulhosos de participar do projeto do Terminal Intermodal Gentileza no Rio de Janeiro, pois é um marco importante em nossa trajetória. Não estamos apenas participando da construção de uma infraestrutura moderna de transportes, mas estamos levando muita inovação para a região. Estamos combinando nossa experiência e conhecimento para entregar uma obra de alta qualidade, que atenderá às necessidades e demandas da população", descreveu Martin Daniel, Gerente de Operações da Passarelli Engenharia.
As obras da plataforma do BRT avançam do lado de fora do terreno e, agora, se juntam à construção do terminal.
– Aqui vai ser o verdadeiro terminal de integração da Transbrasil. Teremos a integração total com o VLT. O passageiro chega de BRT e, se for para o Centro, pode pegar o VLT. Se for para a Zona Sul ou Tijuca, pega um ônibus. A Transbrasil vai se encontrar com a Transolímpica em Deodoro, com a Transcarioca na altura de Ramos e com o VLT no Terminal Gentileza. Estes modais de transporte não só foram destruídos nos últimos quatro anos como também não foram integrados. Com eles, as pessoas terão suas vidas facilitadas, com bilhete integrado. Quem pegar um BRT não vai precisar pagar um novo bilhete para o VLT. Com o novo modelo de bilhetagem e subsídio, a Prefeitura vai conseguir fazer essa integração – afirmou Eduardo Paes.
O Terminal Intermodal Gentileza vai integrar o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que será estendido por cerca de 700 metros até a área do antigo Gasômetro. A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias integrando com o BRT, ônibus convencional e VLT.
As obras vão custar R$ 250 milhões e a estrutura metálica será de material reaproveitado do Centro Internacional de Transmissão (IBC), localizado no Parque Olímpico e utilizado durante a Rio 2016.
– Das 130 mil pessoas previstas para passarem pelo terminal diariamente, metade deve pegar o VLT e a outra metade nos ônibus municipais. Queremos fazer uma integração de qualidade e conforto num terminal bastante amplo, em que os passageiros vão subir uma plataforma e escolher o modal em que vão integrar – disse o presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante.
O nome e o projeto do Terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase Gentileza gera Gentileza que hoje estampa camisetas, adesivos e, com a inauguração do TIG, também suas paredes.
BRT Transbrasil
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, retomou a obra do BRT Transbrasil em agosto do ano passado. A obra ficou paralisada ao longo da última gestão e, atualmente, segue o cronograma previsto. A obra termina no final deste ano e o investimento total é de R$ 1,89 bilhão.
No total, serão 18 estações, quatro terminais – Deodoro, Margaridas, Missões e o intermodal Gentileza – e mais 22 intervenções como viadutos e alargamentos de pistas ao longo de 25 km de via. As estações já estão tomando forma, várias passarelas da Avenida Brasil foram substituídas e algumas estão na fase de fundação e fabricação para posterior colocação.
Os terminais Margaridas e Missões já estão em fase avançada e o de Deodoro teve a concretagem da laje da primeira etapa finalizada e agora segue com a execução da segunda etapa da superestrutura, onde estão sendo lançadas 15 vigas, variando entre 58 e 90 toneladas, comprimento entre 17 e 24m, com o apoio do guindaste com capacidade de 450 toneladas.
Fonte: Prefeitura do Rio
Leia mais: