Inspirados na contracultura, no design e no psicodelismo dos anos 60, o Brechó Cultural Maio 68 é um verdadeiro espaço de efervescência cultural na Tijuca.
A loja fica num casarão centenário onde, reza a lenda, morou o cantor Tim Maia. Objetos antigos, excêntricos e imagens de personagens contestadores decoram o ambiente de forma original e divertida.
Num festival de cores e estilos, o acervo tem mais de 1.000 peças entre novas e usadas como calças, saias, bermudas, jaquetas, camisas, blasers, casacos, shorts, vestidos, além de acessórios, objetos, quadros e discos de vinil.
Encontramos também uniformes de bandas marciais, coletes, fraques e grande variedade de estampados. Para incrementar, tem ainda bijuterias, óculos, objetos de decoração, brinquedos e malas antigas, além de dezenas de chaveiros retrôs.
Muito mais que um brechó, o espaço abrange gastronomia, artes plásticas, música, tatuagem e debates filosóficos e humanistas. O lugar é uma viagem no tempo, uma reverência ao estilo de ser que conseguiu acabar com a Guerra do Vietnam.
“Trabalhamos a memória afetiva das pessoas”, conta Carolina Padula, um das sócias da loja. “A Tijuca era carente de espaços como esse, por isso apostamos no bairro”, conclui Rodrigo Martins, sócio e designer.
Tem ainda a Nanã Café Brechó, uma cafeteria que serve cafés especiais, coados, espresso, cappuccinos, adquiridos de pequenos produtores mineiros. E ainda hambúrgueres artesanais e cinco tipos de sanduíches peruanos já que a dona do café, Suelen Vilafuente, é filha de peruanos.
Seu negócio é tocado com a parceira Romaika Milagres. O cardápio inclui cervejas especiais, drinks e até uma caipirinha de café, além de doces, brownies diversos recheados, em pote, cookies com cobertura, vinhos, espumantes e batata rústica. “Cozinha feita com amor”, explica Suelen.
Vale conferir a oficina de tatuagens de Fefa Montenegro e a programação musical da casa com brasilidades e som dos anos 60 e 70.
Vá com tempo e disposição, tem muita coisa bacana para garimpar. Além disso, a casa exala cultura e amor, um lugar encantador!