Da Redação em 02 de Agosto de 2019 - Informar erro
Local |
Cosmonauta Mosaicos |
Endereço |
Ladeira Felipe Nery, 11ª – Morro da Conceição – Praça Mauá (entrada pela escadaria atrás da antiga Rádio Nacional). |
Detalhes |
Funcionamento: quarta a sábado das 10h às 18h. |
Numa pequena loja no Morro da Conceição, colado na Praça Mauá, Cosmonauta Mosaicos é um ateliê de mosaico super bacana que vale a pena conhecer.
Comandado pelos artistas plásticos Johnson Souza e Natalia Reyes, o Cosmonauta Mosaicos faz projetos sob encomenda para comércio, residências e edifícios. “Tudo é mosaiqueável”, garante Johnson.
Além de criar peças únicas, o casal realiza oficinas, workshops, exposições e intervenções urbanas. Destaque para a escadaria que dá acesso ao local que ganhou um lindo mosaico com temas indígenas e afro-brasileiros.
Eles já têm um projeto pronto para "mosaiquear" toda a Travessa do Liceu, atrás do antigo Edificio A Noite onde funcionava a Rádio Nacional, na Praça Mauá. A iniciativa só espera um patrocinador para ser realizada.
No espaço, além de produzir, expor e vender seus trabalhos, os artístas desenvolvem também kits de mosaico para crianças e tem a venda todos os materiais e ferramentas necessárias ao trabalho com mosaico, buscando assim, aproximar a arte musiva do público em geral. Além disso, realizam também outras atividades como rodas de samba e choro, trocas de mudas e lançamentos de livros.
Recentemente, a estilista Patrícia Vieira convidou o casal para produzir roupas com mosaicos feitos em couro. As peças produzidas pelo ateliê fizeram parte da coleção Primavera Verão da estilista, lançada no São Paulo Fashion Week 2019.
A técnica do mosaico em cerâmica começa pelo desenho. Feito isso ele é decalcado sobre a superfície a ser trabalhada para então iniciar o minucioso trabalho de recorte com alicates de cada peça a ser colada. Quando o projeto é grande, as peças são coladas em redes e montadas em tamanhos maiores com o uso de argamassa.
Quem quiser aprender um pouco dessa arte, aproveite! Tem oficina prevista para os dias 10 e 11 de agosto. Johnson e Natalia garantem que qualquer pessoa pode aprender o ofício. “É uma arte inclusiva, que integra as pessoas”, afirma ela.