Um misto de galeria de arte, loja, livraria e espaço lúdico que valoriza a arte popular brasileira abre suas portas no CCBB RJ, nesta quarta-feira, dia 31 de agosto de 2022.
É a Mão Brasileira que representa entre outros artistas J Borges, Dona Izabel, Rubem Valentim, Gilvan Samico, Mestre Vitalino, Poteiro, Sil da Capela, Neguinha e Nanai e Burle Marx, além de trabalhos feitos pelas mãos criativas de associações, coletivos indígenas e quilombolas de diversas regiões do país. Há quatro anos no CCBB Brasília, a loja galeria aterriza no Rio tornando acessível ao público carioca a mais apurada arte deste nosso Brasilzão profundo.
A loja galeria torna acessíveis ao público, trabalhos feitos pelas mãos criativas de associações, coletivos indígenas e quilombolas de diversas regiões do Brasil, e oferece direta ou indiretamente sustentabilidade a muitos artistas que fazem a economia criativa brasileira.
É o caso das bolsas das Redeiras, um grupo de artesãs da Colônia de Pescadores São Pedro, localizada no extremo sul do Brasil, que recicla escamas de peixe, redes de pesca e couro de peixe e transforma esses materiais em produtos sonho de consumo, como as bolsas Lagoa dos Patos (foto).
Outro exemplo de sustentabilidade incentivado pela Mão Brasileira são os produtos produzidos pelo Instituto Família Legal de Bonito, MS, que transforma malotes de correios surrados em bolsas sensação. É lixo transformado em arte de altíssima qualidade.
Abertura: quarta-feira, 31 de agosto de 2022, às 18h.
Funcionamento: todos os dias, exceto terças-feiras – segundas, quartas, quintas, sextas e sábados, das 9h às 21h; domingos, das 9h às 20h.