“Estamos chegando com força total -e com todo o nosso ecossistema – numa fronteira fundamental para o varejo”, afirmou o CEO do Magazine Luiza, Fred Trajano.
O executivo usa uma metáfora sobre a chegada da empresa ao Rio com lojas físicas: “Nossa entrada no Rio é como o desembarque da Normandia” (uma alegoria com o desembarque em massa das forças aliadas no Norte da França, em 1944, numa das operações decisivas para a vitória contra o nazismo na 2ª Guerra Mundial).
O Rio de Janeiro representa o 2º maior mercado do varejo brasileiro e é a 22º unidade da Federação a receber lojas do Magazine Luiza. A empresa já tem outras 1.113 lojas físicas em 819 cidades do país.
No Rio, o Magalu estará presente na capital e em municípios como Niterói, Petrópolis e Belford Roxo.
Os primeiros 23 pontos físicos serão abertos imediatamente. Segundo a empresa, “devido à pandemia de covid-19 e à necessidade de distanciamento social, as inaugurações seguirão todos os protocolos sanitários, sem aglomerações”.
A varejista espera que com as lojas físicas no Estado do Rio de Janeiro isso possa ampliar o ecossistema de atendimento digital, que inclui vendas por aplicativo, site e marketplace, para o Rio.
Para garantir celeridade nas entregas, a empresa já opera um centro de distribuição de 30.000 metros quadrados e 28 pontos de cross-docking no Estado.
O Magalu ampliou sua presença on-line nos últimos anos por conta de uma fórmula bem brasileira, que promove a sinergia e-commerce com sua rede de lojas físicas.
Nos EUA, empresas têm grandes centros de distribuição e contam com um sistema de entregas eficaz e já estabelecido há décadas, via Correios e operadoras como a Federal Express.
No Brasil, é difícil praticar vendas on-line como no mercado norte-americano: há inúmeras cidades e regiões nas quais o acesso é às vezes inviável.
Por essa razão, o Magalu usa suas lojas como pequenos centros de distribuição locais. Se um cliente compra um eletrodoméstico no interior do Rio de Janeiro, o equipamento pode ser despachado da unidade física mais próxima para a casa do consumidor – e não a partir de um centro de distribuição mais longínquo. Esse procedimento reduz custos e acelera a entrega.
Para contribuir com a digitalização dos moradores do Rio de Janeiro, o Magazine Luiza vai oferecer wi-fi gratuito em 30 BRTs e nos trens da SuperVia por um ano.
A carteira digital da empresa, o Magalu Pay, também será oferecida como uma opção de pagamento nas barracas de praia. A orla da capital fluminense ainda vai receber 40.000 guarda-sóis e 1.000 bicicletas de uso livre, com a marca da empresa.
LISTA DE LOJAS
O Magalu já divulgou o endereço de 23 das 50 lojas que abre neste ano de 2021 no Estado do Rio de Janeiro. Dessas que já estão prestes a inaugurar, 9 são na cidade do Rio. Eis a lista:
1) Rio de Janeiro (Campo Grande) – Rua Coronel Agostinho, 009, Rio de Janeiro (Campo Grande).
2) Rio de Janeiro (Bangu) – Av. Cônego Vasconcelos, 250, Loja A e Loja B, Bangu.
3) Rio de Janeiro – Uruguaiana – Rua Uruguaiana, 118, Loja A, Rio de Janeiro.
4) São Gonçalo (Centro) – Rua Dr. Feliciano Sodré, 218, São Gonçalo (Centro).
5) Rio de Janeiro – Pavuna – Sargento de Milícias, 265, Rio de Janeiro (Pavuna).
6) Rio de Janeiro (Méier) – Rua Dias da Cruz, 88, Rio de Janeiro (Méier).
7) Volta Redonda – Av. Amaral Peixoto, 431 e 435, Volta Redonda (São João).
8) Nilópolis – Av. Getúlio Vargas, n.1340, térreo e n.1336, loja 101, Nilópolis (Centro).
9) Rio de Janeiro (Madureira) – Av. Ministro Edgard Romero, 63, Loja e Sobreloja.
10) Belford Roxo (Calçadão) – Rua José Haddad, 1.390, Belford Roxo.
11) Belford Roxo (Rua) – Av. Benjamim Pinto Dias, 1254, Lote 22, Belford Roxo (Centro).
12) São João de Meriti (Vilar dos Teles) – Av. Comendador Teles, 2401, Lojas 01, 02, 03,04, 201, 202, 203.
13) Petrópolis – Rua do Imperador, 313.
14) Campos dos Goytacazes (antiga Ricardo Eletro) – rua Santos Dumont, 58.
15) Itaperuna (Ponto 2) – Av. Cardoso Moreira, 49.
16) Niterói - Rua São Pedro, 39, Niterói (Centro).
17) Rio de Janeiro - Rua da Alfândega, nº 257 e 259 (Centro).
18) Rio de Janeiro – Praça das Nações, 236 (antigo 92) - Bonsucesso.
19) Itaguaí – Rua Doutor Curvelo Cavalcanti, 145, Itaguaí.
20) Magé (Piabetá) – Av. Caioaba, 364, Magé (Piabetá).
21) Rio de Janeiro – Rua Visconde de Pirajá, 151 Loja A, Ipanema.
22) Rio de Janeiro (Copacabana 2) – Av. Nossa Senhora de Copacabana, 750-B.
23) Araruama – Av. Getúlio Vargas, 579, Lojas 01 a 06, Apartamentos 101 ao 104, Lote 35, Quadra 23, Araruama (Centro).
Fonte: Poder 360