Oficina MUDA é mais que uma loja, é um novo conceito em moda. O projeto upcycling promete minimizar o resíduo têxtil da indústria da moda no Rio de Janeiro e já conta com a parceria da FARM, FYI, Dress To, Maria Filó, entre outras.
Numa casa super aconchegante em frente à Praça São Salvador, encontramos muitas peças do vestuário feminino de marcas conhecidas. No segundo andar, uma oficina faz ajustes, customiza e corrige os defeitos que algumas podem apresentar.
Além do vestuário, encontramos também tecidos exclusivos e lindas peças de decoração como almofadas feitas com sobras de tecidos triturados do que não foi possível consertar ou reaproveitar.
A Oficina MUDA nasceu do desejo de mudar a dinâmica do fast fashion e conscientizar marcas e consumidores a respeito dos impactos ambientais deste setor, além de oferecer ótimos preços (em relação aos vendidos nas lojas próprias) nas peças ressignificadas.
Os descartes destas marcas são retirados e transportados para uma oficina e após uma análise cuidadosa decide-se o que será feito e quais tipos de ajustes serão necessários. Cada peça passa por um ou vários processos - lavar, passar, tingir, retocar ou até, quando necessário, por uma repaginação completa.
Upcycling é o processo de transformar materiais no fim da vida útil, resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor.
A Oficina MUDA conta também com uma loja em Copacabana (Rua Santa Clara 75/903) e, até final de outubro, abrirá uma nova unidade no bairro da Tijuca.