A primeira escola da China em um país estrangeiro foi inaugurada no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro. Criada com o apoio financeiro de empresários chineses e do Consulado Geral da China, a Escola Chinesa Internacional (ECI) tem o objetivo de proporcionar um ensino de referência internacional no Brasil.
A unidade vai atender filhos de imigrantes e filhos de executivos, filhos dos trabalhadores chineses que estão no Brasil, além de filhos de brasileiros interessados em aprofundar a cultura chinesa.
Brasileiro e professor da ECI, Marcos Cordeiro explica os objetivos da escola. "Se considerarmos, por exemplo, que a China está do outro lado mundo, e que a gente pouco conhece sobre o país deles, a educação, com a instalação da ECI é muito importante para ter a compreensão entre os povos."
E complementa: "A educação cria pontos de contato entre culturas diferentes. É importante consideramos, neste sentido, quantos universitários brasileiros existem nos EUA. Qual é o nível de interação entre universidades brasileiras e norte-americanas. A gente sabe que a influência norte-americana no Brasil se dá por meio da cultura, finanças, militares, mas principalmente por este relacionamento acadêmico".
Fonte: Correio do Brasil/Sputinik