As chamadas PANCs - plantas alimentícias não convencionais - são o tema da atividade que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai oferecer nos próximos dias 14, 15 e 16 para crianças de até 12 anos.
Os participantes vão aprender a identificar espécies como a taioba, a ora-pro-nobis e o peixinho-da-horta, entre outras, e a preparar pratos saborosos com as plantas. Um jeito bacana de variar o cardápio e descobrir novas fontes de nutrientes. A oficina será seguida de uma trilha pelo arboreto para conhecer as PANCs.
São oferecidas 30 vagas por dia e as inscrições, gratuitas, se encerram neste sábado (11/1) pelo formulário on-line. A atividade é organizada pelo Serviço de Educação Ambiental do JBRJ.
As plantas alimentícias não convencionais estão por todos os lugares, e oferecem nutrientes importantes à alimentação humana. Para que possam ser aproveitadas devidamente, é preciso um prévio conhecimento das espécies e o modo de preparo para a garantia de uma alimentação segura.
A oficina também vai abordar assuntos referentes à importância da conservação da biodiversidade e o aproveitamento total de alimentos, para evitar o desperdício. A atividade terá duração de duas horas.
Vagas: 30 por dia.
Inscrições: formulário on line (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5iWKbPM2_C_kMn2gbZm7WpTCrsoMnNwzMX1E9jw4xh9HIgg/viewform)