Por iniciativa do Acadêmico Luis Bevilácqua, foi criado um abaixo-assinado em apoio às universidades americanas e em defesa da cooperação internacional na ciência.
A proposta reúne professores, pesquisadores e membros da comunidade científica brasileira em uma manifestação pública de solidariedade e alerta diante das recentes medidas adotadas pela Administração Federal dos Estados Unidos, que podem comprometer o funcionamento e o papel das instituições de ensino superior no cenário global.
Confira o documento:
Nós, professores e pesquisadores de Universidades e Institutos de Pesquisa Brasileiros, muitos dos quais são ex-alunos de Universidades Norte-Americanas, expressamos nossa profunda preocupação com a política da atual Administração Federal dos EUA em relação às Instituições de Ensino Superior.
As universidades americanas têm sido responsáveis por grande parte do progresso científico, tecnológico e educacional presente em nosso mundo globalizado. Essas conquistas são ancoradas na liberdade intelectual, na investigação aberta e na colaboração, sempre abertas à crítica e ao debate de ideias. A tradição de acolher estudantes e pesquisadores internacionais tem sido fundamental para fomentar a inovação e fortalecer a comunidade acadêmica global.
As ações recentes anunciadas e implementadas pela atual Administração dos Estados Unidos da América são contrárias às atividades legítimas e apropriadas de qualquer sistema universitário. Essa trajetória é incompatível com o estágio de civilização alcançado após décadas de contribuições extraordinárias da comunidade universitária.
Portanto, gostaríamos de expressar nossa surpresa e indignação com as recentes ameaças e medidas em andamento da atual Administração Federal dos EUA que afetam o bom desempenho das universidades.
Esperamos que as autoridades responsáveis por apoiar o Sistema de Ensino Superior revejam a política atual, mantendo e expandindo as condições de trabalho das universidades nos EUA, e promovendo e expandindo a cooperação internacional.
Membros da comunidade científica e afins são convidados a assinar aqui