MAIS COISAS >> Educação

  • Coral Vivo lança aplicativo educativo, divertido e gratuito para crianças

    Da Redação em 10 de Agosto de 2020    Informar erro
    Coral Vivo lança aplicativo educativo, divertido e gratuito para crianças

    Voltado para crianças em fase de alfabetização, o aplicativo "ABC dos Recifes de Coral" leva para o público infantil um vocabulário de seres e de objetos ligados aos ambientes recifais brasileiros. Está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.
     
    Realizado com o patrocínio da Petrobras para o Coral Vivo, ele tem como autoras a bióloga Débora Pires, a escritora Bia Hetzel e a ilustradora Mariana Massarani. 
     
    Ao abrir a tela, a criança encontra quatro maneiras de interação: pode clicar nas letras do alfabeto e ouvir sua pronúncia, ou escolher as áreas Ler, Brincar e Mergulho Noturno. Quando escolhe Ler, abre uma tela com o alfabeto e, ao clicar numa letra, aparecem as ilustrações com as respectivas palavras para ela ler e ouvir. Na letra “B”, aparecem os peixes baiacu, barracuda, bodião-azul e também uma bússola.
     
    Ao selecionar Brincar, a criança explora o alfabeto e, em cada letra, encontra um conjunto de palavras para levar cada uma até a figura correspondente. Em “N”, estão nudibrânquio, namorado, nadadeira e navio. Já em Mergulho Noturno, a criança encontra uma tela escura e, ao deslizar, vai desvendando os organismos marinhos como se estivesse com uma lanterna.
     
    Esse abecedário foi concebido para encantar os leitores iniciantes, trazendo palavras e ilustrações sobre os organismos marinhos. Muitas das espécies apresentadas somente ocorrem no Brasil, sendo algumas ameaçadas de extinção, e foram incluídos propositalmente nomes populares usados em diferentes regiões do país.
     
    A premiada ilustradora Mariana Massarani fez 104 desenhos para esse livro digital, e conta que, mesmo já tendo feito muitos mergulhos, conheceu e se encantou com várias espécies enquanto as ilustrava.
     
    O “ABC dos Recifes de Coral” tem a curadoria da jornalista Aline Bianchini e ilustrações de Mariana Massarani. Conta com a organização de Débora Pires e Bia Hetzel, e tem músicas compostas pela pianista Paula da Matta, e narração de Julia Cardenas e Dora Gadelha. No final de agosto, o livro digital estará disponível também diretamente no site coralvivo.org.br.
     
    Está disponível para baixar de graça em:
     
     
     
    Sobre o Projeto Coral Vivo
    O Projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional/UFRJ e é realizado por 14 universidades e instituições de pesquisa. Trabalha para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos. Ele é um dos seis projetos ambientais que compõem a Rede de Projetos de Conservação de Biodiversidade Marinha (Biomar), criada em 2007 pela Petrobras em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e projetos patrocinados. São eles: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador, Projeto Meros do Brasil e Projeto Tamar. Mais informações: www.coralvivo.org.br
     


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      UFRJ fica com nota máxima na avaliação do ensino superior do MEC
      Saiba Mais
      Museu Nacional tem quatro vagas de professor, confira o concurso
      Saiba Mais
      Sistema computacional desenvolvido pela UFF promete automatizar a distribuição de leitos no SUS
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO