A criançada terá espaço garantido nas comemorações dos 50 anos da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage.
Durante todos os domingos de outubro, Mês da Criança, o projeto Jornadas de Outubro vai oferecer oficinas gratuitas voltadas para o público de 5 a 12 anos, com atividades que unem criação, brincadeira e imaginação.
A estreia será no dia 5, às 10h, com a oficina Laboratório de Insetos Tecnológicos, conduzida por Marrytsa Melo e Filipe Machado (Pequenolab). Misturando arte e ciência, as crianças poderão criar insetos fantásticos com materiais diversos. As vagas são limitadas e as senhas serão distribuídas 30 minutos antes do início.
Segundo Tania Queiroz, diretora da EAV, “a programação infantil não poderia ficar de fora das comemorações. São oficinas que despertam a imaginação e a criação artística, reforçando a vocação da EAV de dialogar com todas as idades”.
A cada domingo, uma oficina diferente ocupará o Parque Lage, valorizando o encontro entre arte, natureza e infância. “Será mais uma atração dentro da programação dos 50 anos, fomentando a arte para as crianças e estimulando a imaginação”, afirma Hugo Bianco, coordenador de Produção da EAV.
Fundada em 1975, a EAV do Parque Lage é referência na formação de artistas e públicos na América Latina, com mais de 50 cursos em diversas áreas. Em 2025, celebra cinco décadas de contribuição para a arte contemporânea brasileira com uma programação especial.
5 de outubro – 10h às 12h - Laboratório de Insetos Tecnológicos Com Marrytsa Melo + Filipe Machado (Pequenolab) Idade: 6 a 12 anos Uma oficina que mistura arte, ciência e imaginação para criar insetos fantásticos com materiais diversos.
12 de outubro – Especial Dia das Crianças
10h às 12h – Movimento e Criação Com Regina Neves Idade: 5 a 8 anos Uma vivência corporal lúdica que convida as crianças a explorar o movimento como forma de expressão artística.
14h às 16h – Mural Coletivo Com Guilherme Cunha Idade: 5 a 12 anos Pintura colaborativa em grande escala, onde cada criança contribui com sua imaginação para compor um mural colorido.
19 de outubro –10h às 12h - A escola é um jogo: vamos brincar? Com Julia Saldanha Idade: 5 a 12 anos Uma oficina que transforma o espaço da escola em um tabuleiro vivo, estimulando a criatividade e o pensamento lúdico.
26 de outubro –10h às 12h - Arquiteturas da Natureza: Construção de abrigos para os seres da Floresta Com Deise Alcantara + João Costa Idade: 5 a 12 anos Uma experiência de criação coletiva inspirada na natureza, onde as crianças constroem abrigos para seres imaginários da floresta.