A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage está com inscrições abertas para seleção de bolsistas para duas chamadas públicas no segundo semestre de 2026: de bolsas integrais para os cursos livres e do processo seletivo do Programa de Formação Gratuita. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um dos dois programas.
No total, são 115 bolsas integrais: 50 para Cursos Livres e 65 para Formação Gratuita. As inscrições podem ser feitas até 14 de julho pelo link, onde é possível acessar também outras informações sobre a chamada pública.
Chamada para Cursos Livres
As 50 bolsas integrais contemplam os cursos online e presenciais, com realização no período de agosto a novembro de 2026. No total, o programa tem 100 bolsas anuais, sendo 50 no primeiro semestre e 50, no segundo. Todas as bolsas serão custeadas pela Associação de Amigos da Escola de Artes Visuais, por meio de seu programa de doações.
A seleção para as bolsas considerará o perfil, interesse, disponibilidade e compromisso do candidato. A partir de uma carta de intenção, cujo conteúdo deve apresentar as motivações da candidatura, serão observados interesse e afinidades com o curso escolhido, objetivos e potencial de contribuição para a turma.
Chamada Programa de Formação Gratuita
O Programa de Formação é composto por três cursos semestrais, organizados em diferentes etapas de formação, que atendem desde pessoas interessadas em uma formação inicial até artistas com trajetórias já iniciadas. Os cursos serão presenciais, nessas linhas:
Práticas Artísticas - São 25 vagas e carga horária de cinco horas semanais. Destina-se a pessoas que buscam uma formação inicial em artes. Aulas às terças, das 10h às 13h e sextas das 10h30 às 12h30.
Teorias, História da Arte e Estudos Curatoriais - Oferece 25 vagas e carga horária de cinco horas semanais. Destina-se a pessoas que buscam uma formação inicial no campo teórico das artes, com interesse em história, crítica e práticas curatoriais. Aulas às segundas, das 14h às 16h e quartas, das 14h às 17h.
Percursos Artísticos - Com 15 vagas e carga horária de três horas semanais. Destina-se a artistas com trajetórias já iniciadas, que buscam interlocução e aprofundamento em sua produção. Aulas às terças, das 19h às 22h.