A Embaixada da França no Brasil anunciou a criação de um novo programa de bolsas de pesquisa com o intuito de fortalecer a mobilidade científica entre os dois países.
O programa TerrEE será voltado a estudantes cursando até o terceiro ano de doutorado em ecologia e ciências ambientais que queiram fazer de seis a doze meses de intercâmbio na França, com bolsa de US$ 1588.
As inscrições vão até 31 de maio e o resultado final será divulgado em 17 de junho. O início das atividades do intercâmbio está previsto para 1º de setembro.
Os (as) doutorandos (as) selecionados serão beneficiados (as) com o status de bolsista do governo francês (BGF), tendo direito aos seguintes benefícios:
Procedimento pré-consular gratuito “Estudos na França” com o Campus France Brasil.
Visto gratuito.
Passagem aérea ida e volta Brasil/França (datas definidas de acordo com o calendário do curso universitário escolhido).
Taxas de inscrição gratuitas para o Mestrado ou Doutorado em uma instituição pública francesa de ensino superior e pesquisa que pratica uma isenção na acepção do Decreto nº 2019-344 e na acepção do artigo R719-49 do Código de educação em estabelecimentos sob o MESRI.
Cobertura do seguro saúde na França durante a estada.
Uma ajuda de custo mensal de 1.588,00 € (pago proporcionalmente à presença em território francês);
O acesso prioritário às residências públicas de estudantes administradas pelo CROUS em toda a França, onde os custos de acomodação são reduzidos (cujo aluguel fica por conta do bolsista).
Acesso a um catálogo de atividades culturais a preços preferenciais (exposições, concertos, fins de semana e estadias de descoberta, etc.).
Apoio administrativo e pedagógico ao estudante bolsista.
Afiliação à rede France Alumni.
Fonte:
Academia Brasileira de Ciências