Localizada numa vila no bairro de São Domingos em Niterói, a oficina de marcenaria Coisas de Madeira tem como base o princípio “faça você mesmo” em que o próprio aluno produz a peça que deseja.
Sob a coordenação do design e professor Diego de Assis, as aulas acontecem uma vez por semana, com duas horas e meia de duração e até três alunos por turma.
E o melhor: não é preciso ter experiência prévia, apenas a vontade de aprender.
Durante o curso, os alunos aprendem a manusear ferramentas diversas, manuais e elétricas.
Diego garante que em seis meses o aluno atinge o nível básico e em dois anos está apto a montar a sua própria oficina. “É um curso de capacitação, não um workshop”, salienta.
A oficina tem uma grande coleção de livros de marcenaria, com aproximadamente dois mil volumes – estima Diego. “Muitas inspirações de peças vêm deste acervo”. Não é qualquer um que tem uma biblioteca especializada desse porte.
Profissionais e estudantes de todas as áreas, Diego recebe principalmente médicos, engenheiros, arquitetos e estudantes de arquitetura e design.
“Sou assíduo frequentador há três anos. É uma terapia, esqueço da vida”, segreda José Luís Pires, o Zeca, gerente de recursos humanos da Michelin.
Assim que se aposentar, Zeca pretende montar uma oficina própria e produzir peças para si e amigos no seu sítio em Alambari, distrito de Resende.
Ele soube do curso através do irmão mais novo, o webdesigner Thiago Pires, o aluno mais antigo da oficina.
Thiago está finalizando uma morsa do século XVIII, usada para fixar peças. “Tirei de um livro raro da oficina”, conta.
Outro aluno assíduo é o oficial da Marinha Vinicius Paiva. “Gosto, pois aqui aprendemos fazendo e aumenta o nosso conhecimento”.
“Cada aluno faz uma peça exclusiva sem tempo pré-determinado”, revela Diego, que é um dos precursores e mestre de grande parte dos novos empreendedores do ramo no Rio. Um luxo!
Horários: de segunda a quinta, das 14:00 às 16:30/ 18:00 às 20:30. Sexta, das 10:00 a 12:30/ 14:00 às 16:30