MAIS COISAS >> Educação

  • Rede municipal de ensino do Rio ganha 1.000 novos professores

    Da Redação em 01 de Dezembro de 2021    Informar erro
    Rede municipal de ensino do Rio ganha 1.000 novos professores

    Com 48 anos de magistério, a professora Nazaré deu as boas-vindas aos novos profissionais – Beth Santos/Prefeitura do Rio


    O prefeito do Rio, Eduardo Paes e o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, participaram da cerimônia de boas-vindas para 1.000 novos professores da Rede Municipal de Ensino. Aprovados em concursos públicos realizados em 2016 e 2019, os servidores convocados vêm assumindo progressivamente os postos em salas de aula desde setembro.
     
    – O Brasil, nos últimos anos, virou a nação da descrença no futuro e a situação só não está pior na nossa cidade em razão de a Prefeitura do Rio dispor de um quadro de servidores, especialmente na Educação, que não permite que esse sonho se interrompa. O trabalho de vocês é fundamental. Que vocês possam, acima de tudo, nos devolver a capacidade de sonhar. Sejam muito bem-vindos! – saudou o prefeito Eduardo Paes em solenidade na Cidade das Artes.
     
    Essa é a primeira convocação de professores da atual gestão, que tem por objetivo ampliar ainda mais o potencial de atendimento da rede no próximo ano. Com esse reforço, a Secretaria Municipal de Educação (SME) conta com um total de 34.667 professores.
     
    – A qualificação desses novos professores tem que ser contínua e para essa tarefa temos a MultiRio e a Escola de Formação de Professores Paulo Freire, entre outros. Além disso, estamos estudando diversas parcerias com outras instituições para valorizar ainda mais o nosso profissional. Vamos mostrar que a Educação no Rio é uma prioridade desta gestão e que a Rede Municipal de Ensino tem estrutura para acolher, acompanhar e ajudar os nossos novos professores nesta trajetória profissional – afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.
     
    Os professores chamados nesta convocação atuam em todas as disciplinas curriculares. E maioria já iniciou o trabalho em sala de aula.
     
    ‘Somos um espetáculo como educadores’, diz professora-símbolo
     
    A professora Maria de Nazaré Machado, de 77 anos, foi escolhida como representante da categoria para dar as boas-vindas aos novos profissionais. Com 48 anos de magistério, ela ressaltou que somente por meio da educação é possível mudar o futuro de uma criança.
     
    – A educação é o único caminho exitoso para essa garotada que está hoje sob a nossa responsabilidade. Aqui vai o conselho de uma velha professora de Língua Portuguesa: não esmoreçam nunca! Nossos alunos precisam e merecem. Digo sempre com muito orgulho que somos um espetáculo como educadores e professores – ressaltou, emocionada, Nazaré.
     
    A volta às aulas presenciais só foi possível graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 na cidade. A professora Sue Ann Costa Clemens, que coordenou os testes do imunizante da Astrazeneca/Oxford no Brasil, foi homenageada  na cerimônia pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário Renan Ferreirinha. A pesquisadora científica tem um carinho especial pela educação, especialmente por ter iniciado sua carreira como professora na rede pública de ensino.
     
    – Estudei em escola municipal e depois dei aulas nos nossos Cieps. Se tive a oportunidade de ajudar a minimizar essa crise na saúde global foi por causa da minha formação, que começou na escola municipal. Tenho a certeza de que a vacina que tomamos nos protege dos casos mais graves e severos de hospitalizações e óbitos. E a vacinação, junto com as medidas de distanciamento e higienização, ajudou a ter uma volta às aulas mais segura – frisou Sue Ann.
     
    Fonte e foto: Prefeitura do Rio


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Naves do conhecimento oferecem 6 mil vagas em cursos gratuitos na área de tecnologia
      Saiba Mais
      UFRJ se mantém como a melhor federal do Brasil, segundo ranking internacional de universidades
      Saiba Mais
      Itaboraí ganha reforço em cultura e educação com diversas oficinas gratuitas de Arte, Cultura e Tecnologia
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO