O objetivo principal da Semana Rural da UFRRJ é oferecer qualificação aos produtores rurais e, assim, promover o desenvolvimento das cidades próximas. E, ao mesmo tempo, apresentar atividades variadas para a população local: muitos cursos, encontro de carros antigos, feira de ciências, atrações artísticas, pedalada ecológica, gastronomia entre outras.
O evento será na segunda semana de julho e pretende estreitar, ainda mais, os laços entre a Rural e as comunidades da Baixada Fluminense.
O professor Roberto Rodrigues, reitor da UFRRJ, destaca o valor de eventos voltados ao público geral. “É um acontecimento muito importante porque vamos abrir as portas da Rural à população, para que ela veja e entenda que a universidade pública ajuda a desenvolver o país e é acessível a todos”, completa o reitor.
Com a proposta de manter a vocação rural da Universidade, será criada uma fazendinha para as crianças, haverá leilão de equinos Mangalarga Marchador, minicursos na área de ciências agrárias entre outras atividades.
Já na área cultural, mais de 20 bandas de artistas locais estão inscritas na programação. E, para os pequenos produtores rurais, serão oferecidas 85 oficinas e cursos, cujas áreas de ensino vão desde orientações para a preparação de alimentação de animais, plantas medicinais, qualidade de sementes, preparo de geleias, produção de hortaliças até a certificação de produção orgânica.
Fonte: UFRRJ