MAIS COISAS >> Educação

  • Simpósio Brasil Soberano no SENGE

    Da Redação em 30 de Julho de 2017    Informar erro
    Simpósio Brasil Soberano no SENGE
    Local: Auditório da Faculdade Mackenzie, Av. Rio Branco 277 – 3º andar
    ENDEREÇO: Av. Rio Branco, 277 - 3º andar
    DATA : 31/03/2017 HORA : 09h VALOR : Grátis
    Ante o impasse político e institucional, o sofrimento de milhões de desempregados, o avanço de pandemias antes extintas no país, o sucateamento de hospitais e da rede escolar, a falência de grandes estados da União, ao lado da destruição sistemática e consciente da capacidade tecnológica do Brasil, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro/Senge – RJ e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros/Fisenge realizam o Simpósio SOS Brasil Soberano com o objetivo de debater com a sociedade soluções imediatas e práticas para o dramático momento que vivemos.  

    PROGRAMAÇÃO

    I Simpósio SOS BRASIL SOBERANO

    Contra a Crise, pelo emprego e pela inclusão

    Debate com especialistas propondo medidas de caráter imediato, anticíclicas, visando a retomada imediata do emprego e reversão das perspectivas cruéis de uma longa depressão da economia brasileira.

    Dia: Sexta-feira, 31 de março de 2017

    Hora: 9h às 17h

    Local: Auditório da Faculdade Mackenzie, Av. Rio Branco 277 – 3º andar

    Cerimônia de Abertura – 9h às 9h30m

    Olímpio Alves dos Santos, Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) – Coordenador da Mesa

    Clovis do Nascimento, Presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)

    Francisco Carlos Teixeira da Silva, Professor Titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, Professor Emérito da ECEME, Professor do CPDA/UFRRJ

    Pedro Celestino, Presidente do Clube de Engenharia

    Marcelo Rodrigues, Presidente da Central Única dos Trabalhadores CUT/RJ

    Newton Augusto Cardoso de Oliveira, Coordenador Geral de Pós-Graduação da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio

    Mesa 1 – 9h30m às 13h, com intervalo para o café

    Emprego e Processo Produtivo

    Análise e proposições de caráter imediato de programas na área industrial para a geração de empregos.

    Palestrantes/Debatedores

    Márcio Pochmann/Unicamp – Economista. Foi supervisor do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Distrito Federal. Foi Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade no governo Marta Suplicy (SP). Atualmente é professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Social e do Trabalho.

    João de Deus Sicsú Siqueira/UFRJ – Economista. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve suas pesquisas nas áreas de Macroeconomia e Teoria Monetário/Financeira.

    Roberto Amaral – Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará. É professor adjunto (licenciado) da PUC/RJ e titular da Faculdade Hélio Alonso. Político, um dos fundadores do Partido Socialista do Brasil (PSB), no qual foi Secretário Geral e Presidente. Foi Ministro de Ciência e Tecnologia no primeiro governo Lula. Articulista, assina inúmeros textos na imprensa de todo o país. Também autor de mais de 30 livros sobre Direito, Política, Segurança Nacional e Ciência e Tecnologia. É um dos idealizadores da Frente Brasil Popular.

    Jandira Feghali – Médica, política, deputada federal pelo PCdoB. É autora da lei que garante a cirurgia reparadora de mama, em casos de câncer, através de planos e seguros de saúde e da Emenda Constitucional que permite o duplo vínculo dos profissionais de saúde. Foi coordenadora da bancada feminina no Congresso Nacional (1998/2004) e também vice-presidente da Frente Parlamentar da Saúde.

    Mediador – Olímpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ)

    Mesa 2 – 14h às 17h30m, com intervalo para o café

    Estado, Emprego e o Setor de Serviços

    Retomada dos programas de prevenção de endemias, Educação, Saúde das famílias, reflorestamento, e demais ações induzidas.

    Palestrantes/Debatedores

    Carlos Lessa – Economista, professor da UFRJ, ex-presidente do BNDES, no primeiro governo Lula, e reitor da UFRJ em 2002. Foi professor no Instituto Rio Branco do Itamaraty, na CEPAL e no ILPES da ONU, no Instituto para Integração da América Latina, na Universidade do Chile, na Unicamp e na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense. Como economista da Cepal escreveu sua obra mais conhecida, “Introdução à economia - uma abordagem estruturalista”, em colaboração com Antonio Barros de Castro.

    Fernando de Araújo Penna – Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Graduação em História pela mesma instituição. Tem experiência nas áreas de História e Educação - ensino, didática e teoria da história, história do currículo e das disciplinas escolares. Atualmente coordena o Laboratório de Ensino de História da Universidade Federal Fluminense e encabeça o movimento contra a Escola sem partidos.

    Alessandro Molon – Professor, tem mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Político, deputado federal, filiado à Rede Sustentabilidade. Foi o relator e principal articulador do Marco Civil da Internet. Como deputado estadual, durante oito anos, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ficou conhecido por sua defesa dos direitos humanos e pela fiscalização do Executivo e das ações da própria casa legislativa.

    Marcelo Auler – Jornalista. Trabalhou na Rádio Globo, O Globo, Pasquim, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, O Dia; Isto É, Carta Maior, Carta Capital entre outros. Assessor para assuntos comunitários, no governo Franco Montoro (SP); Assessor de Imprensa da Dataprev e da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (2013). Participou da segunda edição do livro “Enjaulados – Presídios, Prisioneiros, Gangues e Comandos” (Ed Gryphus).

    Mediador – Clovis do Nascimento, presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)

    II Segundo Simpósio: SOS BRASIL SOBERANO

    Engenharia, Tecnologia e a Modelagem da Empresa no Brasil

    Mesa 1 – A Empresa de Engenharia: a modelagem de empresa e sua função social e política em um país emergente.

    Mesa 2 – Regimes de Exploração e Uso dos Recursos Energéticos no Brasil

    DATA: Quinta-feira, 27 de abril de 2017

    SINDICATO DOS ENGENHEIROS DA BAHIA - SENGE-BA

    III Terceiro Simpósio: SOS BRASIL SOBERANO

    Quais as reformas e para que reformas?

    Mesa 1– A Questão do Poder na Sociedade Brasileira: Reforma Política, Mídia e Estado;

    Mesa 2 – A Reforma Fiscal e Tributária no Brasil - a Federação e os Estados

    DATA: Quinta-feira, 25 de maio de 2017

    Mesa 3 – Reforma Agrária no Brasil - balanço e projeções;

    Mesa 4 – Trabalho, Demografia e Previdência no Brasil;

    DATA: Sexta-feira, 26 de maio de 2017

    SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

    SENGE-MG

    IV Simpósio: SOS BRASIL SOBERANO

    Brasil, 2035, uma Nação Forte, Democrática e Soberana!

    DATA: Sexta-feira, 30 de junho 2017

    SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DO PARANÁ

    SENGE-PR



    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      UERJ inaugura Sala de Estudos Japoneses com laboratório multimídia
      Saiba Mais
      Parque Tecnológico da UFRJ sediará Centro de Pesquisas da Fiocruz
      Saiba Mais
      UFRJ fica com nota máxima na avaliação do ensino superior do MEC
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO