O primeiro passo foi dado nesta terça-feira (14), em reunião entre representantes das duas instituições, que confirmaram a intenção de tornar concreta a proposta de instalação de um campus local, englobando atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O encontro contou com a presença do prefeito de Maricá Fabiano Horta e do reitor da UERJ Ricardo Lodi, além de secretários municipais, do vice-reitor e dos cinco pró-reitores da Uerj.
“Hoje foi lançada a pedra fundamental. Agora vamos avançar dos pontos de vista jurídico e técnico, para disponibilizar inicialmente, ainda neste ano, cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu e, em perspectiva de um prazo um pouco maior, cursos de graduação presencial.
O objetivo é que tenhamos um campus da UERJ no município de Maricá”, explicou Lodi.
De acordo com o reitor, a iniciativa faz parte do desenvolvimento do projeto de interiorização da Universidade.
“Sempre estivemos motivados a levá-la para próximo do cidadão fluminense. A UERJ não é somente do município do Rio de Janeiro, nem apenas do Maracanã; é do Estado do Rio e, sempre que possível, vai cumprir esse papel institucional de se interiorizar”.
Ele lembrou que a instituição já está presente em outras sete regiões – Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo e Ilha Grande.
Maricá tem atualmente cerca de 160 mil habitantes e é um dos municípios de maior crescimento populacional do estado. Com litoral de frente para a Bacia de Campos, é grande produtor de petróleo. Situado a apenas 50 quilômetros da capital, tem grande potencial turístico, tanto pelas belezas naturais quanto pela riqueza histórica.
Fonte: UERJ