MAIS COISAS >> Educação

  • UFRJ fica com nota máxima na avaliação do ensino superior do MEC

    Da Redação em 03 de Abril de 2024    Informar erro
    UFRJ fica com nota máxima na avaliação do ensino superior do MEC

    O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior. Foto: Divulgação


    A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conquistou, pela nona vez consecutiva, a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), um dos indicadores que consideram a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).
     
    A divulgação foi realizada ontem (2/4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que também apresentou outros dois resultados de Indicadores de Qualidade da Educação Superior em 2022: Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC).
     
    A apresentação dos resultados ocorreu em webinário, com transmissão pelo canal do Inep no YouTube. Juntos, os três indicadores integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos neste mês de abril. O Conceito Enade, que também faz parte desta cesta de indicadores, foi divulgado em outubro de 2023.
     
    Foram avaliadas com o IGC 1.998 instituições. Ao longo dos três anos referentes ao último ciclo avaliativo do Enade (2019, 2021, 2022), mais de 25 mil cursos foram avaliados – o exame foi adiado, em 2020, em função da pandemia. Também são levados em consideração mais de 5 mil cursos de mestrado e doutorado.
     
    O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC (cursos de graduação) e dos conceitos CAPES dos cursos de programas referentes às pós-graduações stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. Das instituições com IGC calculado, 27,7% (554) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. 60,3% obtiveram nota 3 e, para além disso, 11,7% (234) e 0,3% (6) ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente.
     
    Esses indicadores são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022.
     
    Na edição, o Enade avaliou os seguintes cursos: bacharelado das áreas de administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; direito; jornalismo; psicologia; publicidade e propaganda; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia e turismo. Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior; design de interiores; design gráfico; design de moda; gastronomia; gestão comercial; gestão da qualidade; gestão pública; gestão de recursos humanos; gestão financeira; logística; marketing e processos gerenciais.
     
    Fonte: Conexão UFRJ


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Pesquisadora do JBRJ Maria Alice de Rezende ganha prêmio internacional
      Saiba Mais
      Museu Nacional tem quatro vagas de professor, confira o concurso
      Saiba Mais
      Prefeitura e Governo Federal inauguram Faculdade da Matemática na Região Portuária do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO