A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), firmou um termo de cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para implantar uma unidade da universidade no Parque Tecnológico de Maricá, em Ubatiba.
A parceria marca a chegada da UFRJ ao município, com a criação de um curso de graduação em Biotecnologia e de um núcleo de pesquisa voltado a soluções tecnológicas e inovação científica. A previsão é de que 50 vagas sejam oferecidas já no próximo vestibular da UFRJ.
O prefeito Washington Quaquá destacou o caráter estratégico do acordo:
“Queremos que Maricá se torne um grande polo científico e tecnológico do país. Essa parceria com a UFRJ é fundamental para trazer conhecimento e construir uma economia voltada para as pessoas e as famílias.”
O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, celebrou o início da presença efetiva da universidade na cidade:
“A nossa vinda para Maricá tem tudo a ver com o trabalho que a cidade faz pela sua população. Se não dominarmos ciência, tecnologia e inovação, jamais teremos um povo verdadeiramente soberano.”
Para Kildare Rocha, diretor do Instituto de Biofísica da UFRJ, o curso representa um avanço importante:
“O curso de Biotecnologia tem aplicação prática e vai colocar Maricá no mapa do desenvolvimento tecnológico da área biológica no estado e no país.”
O Parque Tecnológico de Maricá
A nova unidade da UFRJ funcionará no Parque Tecnológico, que está sendo construído em Ubatiba, sob a coordenação do ICTIM e execução da Codemar. O prédio, de quatro andares, abrigará no primeiro piso o curso da UFRJ; nos andares superiores, ficarão a nova sede do ICTIM, a aceleradora de empresas e a gestão do parque.
Segundo o presidente da Codemar, Celso Pansera, o espaço segue o modelo de “tripla hélice”, integrando governo, universidades e empresas privadas. Entre as instituições e companhias confirmadas estão:
- Desaer, que vai instalar um centro de desenvolvimento aeronáutico com 75 engenheiros;
- Bio Inovar, com um centro de pesquisa em medicina de alta precisão;
- Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas;
- Parceria SESI/SENAI/Maraey, que vai capacitar 1.500 pessoas para o complexo hoteleiro.
Fonte: Prefeitura de Maricá