Após dois anos suspensa em seu formato presencial por conta da pandemia, a Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa está de volta a seu modelo original. Realizador do evento, o Sesc RJ estima reunir cerca de 5 mil pessoas com o objetivo de sensibilizar a população fluminense sobre as vivências, os desafios e os direitos das pessoas idosas.
Trazendo nesta 5ª edição o tema “Pelo Direito de Envelhecer”, a atividade será protagonizada pelos participantes do Trabalho Social com Idosos (TSI), projeto realizada nas unidades do Sesc RJ. A participação na caminhada, no entanto, é aberta a todos os interessados, incluindo pessoas com menos de 60 anos.
A concentração e o alongamento coletivo ocorrerão às 8h, na altura da Rua Fernando Mendes (entre Postos 2 e 3), de onde o grupo sai às 9h em caminhada de 1km pela Avenida Atlântica. O percurso, com duração aproximada de 1h, será embalado por um trio elétrico e tem como ponto de chegada a esquina da Avenida Atlântica com a Rua Santa Clara.
No local, haverá uma programação com atividades esportivas, educativas, culturais e de lazer que se estenderá até as 16h. Elas estarão organizadas em estações temáticas que versarão sobre saúde, sexualidade, relacionamentos afetivos, direitos dos idosos, violências contra a pessoa idosa, tecnologia e inclusão digital, entre outros.
A programação conta ainda com uma edição especial do Circuito Sesc de Dança de Salão, uma agenda de bailes de idosos que acontece nas unidades do Sesc e que, neste domingo, será ao ar livre.
O evento é gratuito, mas o Sesc RJ pede a contribuição solidária de 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc RJ, iniciativa que recolhe alimentos de doadores e os repassa a entidades socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos e asilos.