A Altinha é uma verdadeira febre nas praias cariocas. É praticada por homens e mulheres de todas as idades, seja em torneios ou em roda de amigos, e se caracteriza por unir as noções básicas do futevôlei, valendo qualquer movimento tais como chutes, joelhadas e cabeçadas, não sendo permitido apenas o uso dos braços e mãos.
Além dos benefícios que a prática esportiva gera, a altinha é responsável por aguçar a criatividade dos jogadores, trabalhar o dinamismo e desenvolver o espírito de equipe, já que uma das particularidades deste esporte é que a vitória é sempre coletiva. Todos que jogam possuem o objetivo de manter a bola no ar.
Um fato curioso é que os cariocas se identificam tanto com essa atividade física que, desde janeiro de 2020, ele ganhou a chancela de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, após sancionamento da Lei nº 6711/2020 pelo ex-prefeito Marcelo Crivella.
No verão, o esporte não é permitido nas horas de pico, mas poucos obedecem. É melhor se acostumar e ficar sempre atento para não levar uma bolada.
E para você não ficar de fora, neste sábado, 11 de dezembro, às 9h, vai rolar um campeonato de altinha na praia do Leme. É dia de botar a bola pro alto! Como premiação, o 1° lugar, leva 1000 reais + bonificações. É só levar sua bola e chegar cheio de energia.
E para quem ama jogar a altinha pelas praias cariocas nos dias de lazer, a boa é aproveitar um diazão de sol nas praias do Leme, Ipanema, Recreio e Barra. Vem pra orla!
Fonte e foto: Orla Rio