Nesta quarta-feira, 22 de março de 2023, durante o Speed Masters 2023, o francês Simon Billy entrou para a história ao atingir a impressionante velocidade de 255,5 km/h, estabelecendo assim um novo recorde mundial de esqui de velocidade.
A descida partiu a 2.715 metros acima do nível do mar, no topo da pista Chabrières, em Vars (Altos-Alpes), em uma inclinação que chega a 98% em alguns lugares.
O francês de 31 anos superou a marca estabelecida em 2016 pelo italiano Ivan Origone, que tinha percorrido a pista em 254,958 km/h. Entre os anteriores detentores deste recorde mundial encontra-se também Philippe Billy, pai de Simon que, em 1997, registou 243,902 km/h.
“Fiz a corrida da minha vida, estava calmo e confiante no início, disse Simon Billy após a descida. Esse recorde hoje em casa no Vars é uma vitória coletiva. Moço, atendi todos os registros aqui (…) . É um sonho de infância realizado", assinalou.
Le Varsin treina desde a infância na pista de Chabrières, a única do mundo aprovada para recordes de velocidade. Os esquiadores podem atingir 200 km/h em menos de 6 segundos.
A modalidade, em demonstração nos Jogos Olímpicos de Albertville (França), em 1992, não apareceu mais no programa dos Jogos Olímpicos desde então, por falta de aprovação do Comitê Olímpico Internacional.
Fonte: Le Monde/AFP