Um grupo de cicloturistas noruegueses saiu do Rio pedalando pelo litoral até Búzios. passando por Niterói, Maricá e Saquarema para conhecer projetos cicloviários implantados nestas cidades.
O tour começou este domingo em Niterói por onde os ciclistas chegaram através das Barcas, na Praça Araribóia, e seguiram para o Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Depois, visitaram o Parque Orla Piratininga (POP) e foram almoçar no Engenho do Mato.
O tour é organizado pela Terra Brasilis. A turismóloga Monique Teles, uma das sócias da empresa, conta que a escolha de Niterói para a estadia do grupo se deu por conta da infraestrutura cicloviária da cidade. Segundo ela, as ciclovias bem estruturadas da cidade fazem toda a diferença para a segurança do grupo.
"Saimos de manha de Ipanema e nosso trajeto vai durar uma semana, seguir para Maricá, Saquarema, até Búzios. Vamos pedalar o dia todo e pernoitar nas cidades", explica Monique.
O grupo é formado por 10 ciclistas de várias idades. O casal Hilda e kjell mostrou disposição para realizar todo o percurso, depois de pedalar do Centro ao MAC.
"Está bastante calor, mas pedalar com essa vista compensa", disse Hilda. "A bicicleta para nós é um estilo de vida e aproveitamos para praticarmos esses estilo de vida também nas nossas viagens. Gostamos de tudo até aqui, estamos preparados para pedalar o dia todo, pois confiamos que vai valer a pena", considera a norueguesa.
Vocação para o cicloturismo
A Prefeitura de Niterói está implantando ciclovias para a mobilidade urbana de moradores e fortalecimento do cicloturismo.
As novas pistas exclusivas para os ciclistas estão sendo criadas em ruas no Gragoatá, Ingá, Icaraí e São Francisco, totalizando um acréscimo de 2,75 Km à malha cicloviária da cidade, que chegará a 83,75 Km. O objetivo é chegar até o fim de 2024 com 120 Km.
Pesquisa realizada pelo programa Niterói de Bicicleta constatou que as praias da Região Oceânica são os principais destinos dos turistas que visitam a cidade de bicicleta.
Fonte: Prefeitura de Niterói