A atleta Maria Núbea participará de um encontro presencial com estudantes e o público externo que vão debater os temas esporte e superação. Para participar, gratuitamente, os interessados poderão chegar na Estácio Nova América com meia hora de antecedência.
O evento também será transmitido por meio do Instagram Estácio Nova América - @estacio_novaamerica.
Maria Núbea dos Santos Lins, nasceu com toxoplasmose congênita deixando a com uma grave condição visual. Menina pobre da cidade de Belford Roxo ingressou no colégio adaptado para deficientes visuais Benjamin Constant, onde foi apresentada ao esporte adaptado.
Núbea logo se interessou pela natação e aos nove anos de idade começou a colecionar suas primeiras medalhas, após uma década na natação ela já carregava consigo alguns recordes brasileiros.
No meio caminho Maria Núbea apaixonou-se e se juntou ao preparador físico Márcio Fraga. Além da União ali nasceria uma parceria incrível que a garantiria resultados excelentes no cenário nacional.
Maria Núbea, que já teria vencido tantos obstáculos, queria uma carreira internacional, e para a surpresa de todos não seria pela natação e sim no judô. A atleta ainda realizou outro sonho, o da maternidade.
Em menos de um ano Maria Núbea já voltava às piscinas mas com atenções voltadas para o tatame até chegar ao Instituto Reação do medalhista olímpico Flávio Canto, onde foi muito bem recebida pelo sensei Geraldo Bernardes.
Geraldo Bernardes abraçou seu sonho e não demorou muito para ela começar a brilhar nos tatames brasileiros, no segundo ano de judô ela se tornou campeã brasileira e consequentemente ganhou uma vaga para a seleção Brasileira de judô paralímpico.
Mas um revés pois em cheque seu caminho no judô, seu filho Nicolas próximo a completar dois anos de idade foi diagnosticado com T.E.A (autismo). O que seria o fim de tudo se tornou o início de estímulo maior ainda. Como apoio incondicional do seu companheiro ela não lutava mais só pelos seus sonhos singulares e sim pelo seu filho.
Hoje, o Nícolas tem seis anos e Maria Núbea 5 anos de judô e já coleciona várias medalhas de campeão brasileira, campeã Panamericana medalha de bronze na copa do mundo dos Estados Unidos e consequentemente o quarto lugar no ranking mundial da categoria.
Todavia, os altos e baixos parecem fazer parte da vida de Maria Núbea, por questão estratégica ela precisou descer de peso e se reinventar em uma nova categoria de peso, o primeiro passo foi dado e ela já é atual campeã brasileira na nova categoria -52.
O próximo passo seria as copas do mundo em Londres e Baku, ambas adiadas devido a pandemia Mundial do Covid 19, que por consequência culminou no adiamento dos jogos Olympikus e paralímpicos de Tóquio 2020.
COMPETIÇÕES RECENTES DE MARIA NÚBEA
• 2° Lugar Open Germany / Heidelberg 2020
• 1° Lugar Campeonato Brasileiro - 2019
• 3° Lugar Mundial de Fort Wayne / EUA 2019
• 5° Lugar Copa do mundo Baku / Uzbequistão 2019
• 2° Lugar Open Germany / Heidelberg 2019