Já em ritmo de Paralimpíadas, o Rio Delas Sport Festival acontece na Praia da Barra da Tijuca, no Posto 3, de 28 de agosto a 1 de setembro.
Aberto ao público, o evento vai reunir provas de bodyboarding, surfe, futevôlei, altinha e corrida de rua de cinco quilômetros para mulheres, com modalidades mistas adaptadas para PcDs e categorias iniciantes reunindo jovens de projetos sociais.
A ideia da criação do Rio Delas começou a partir de um movimento em prol da categoria feminina do bodyboarding, com uma primeira edição realizada em 2019. Agora, a organização planeja encontros anuais e mais modalidades esportivas.
“A expectativa é alta em ter um evento exclusivamente para as mulheres, principalmente após a paridade com homens entre participantes das Olimpíadas. Sabemos que ainda temos muitas barreiras a serem quebradas, mas já é mais um passo adiante. O Rio Delas é muito esperado por todas depois da edição de 2019”, diz Francis Aoto, atual terceira colocada do circuito nacional de bodyboarding.
Também praticante do esporte, Maira Viana acredita que o Rio Delas será uma bela vitrine para as atletas. Com provas válidas para o circuito nacional, o evento reunirá as melhores bodyboarders na disputa pelo título profissional feminino, somando pontos para o ranking brasileiro nas categorias Open, Sub 18, Master e Legend Feminino.
“O Rio de Janeiro é uma capital com grande visibilidade. O evento só fará o bodyboard feminino crescer ainda mais”, diz Maira.
As provas de bodyboarding, corrida, altinha, futevôlei e surfe, incluindo o adaptado para pessoas com deficiência, estão com inscrições abertas no site do evento. Projetos sociais e escolinhas de crianças que queiram participar terão inscrições subsidiadas.
O Rio Delas também tem compromisso com o meio ambiente e a limpeza de praia será feita em parceria com a Parley. Segundo organizadores, serão plantadas mudas de restinga para compensar as emissões de carbono na produção do evento.
“A cada edição, sempre com esses cuidados, vamos evoluir no tamanho do projeto”, comenta Sonny Duque Pittman, um dos produtores do Rio Delas, ao lado de Raphael Porto. A importância da inclusão social através do esporte é destacada por Porto: “Queremos atrair um público mais diverso possível, com as mulheres à frente, recebendo PcDs e crianças de projetos sociais na mesma praia.”