A Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos, recebe o Vivo Rio Pro de 22 a 30 de junho, última etapa do Championship Tour (CT) antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Realizado com apoio do Governo do Rio, por meio da Lei estadual de Incentivo ao Esporte, o evento promete mais uma vez agitar a cidade, conhecida como a capital nacional do esporte. Em 2023, o campeonato garantiu a ocupação de 100% da rede hoteleira da cidade e injetou R$ 97 milhões na economia fluminense.
Apontado como um dos melhores eventos esportivos do mundo, o Vivo Rio Pro atrai não apenas os melhores surfistas da atualidade, mas também espectadores, celebridades, autoridades públicas e influenciadores.
Destaque desta edição pela presença no reforço de surfistas olímpicos com João Chianca, Luana Silva e Tainá Hinckel, que se juntarão à seleção brasileira na etapa brasileira do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT).
Histórico de sucesso
Nos últimos dez anos, o Brasil vem se consolidado como uma potência no surfe mundial, com surfistas brasileiros vencendo sete das últimas nove edições do CT. Em Saquarema, a “Brazilian Storm” tem dominado o cenário, com vitórias de Adriano de Souza, Filipe Toledo (três vezes) e Yago Dora.
- Essa será a 6ª edição do evento em Saquarema, e estamos muito felizes e animados. Tudo isso só é possível graças ao apoio da Secretaria estadual de Esporte e Lazer. Preparamos várias atividades especiais. A previsão de ondas está ótima, e teremos diversas atrações na areia. Convido todos a participarem e fazerem deste evento um sucesso para Saquarema e o estado do Rio de Janeiro – disse o presidente da WSL na América Latina, Ivan Martinho.
Surfistas Olímpicos Reforçam Seleção Brasileira
Os surfistas olímpicos João Chianca, Luana Silva e Tainá Hinckel, juntamente com Samuel Pupo, foram convidados para participar desta etapa do campeonato antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A competição masculina terá os melhores surfistas do mundo em ação, com cinco representantes brasileiros.
No feminino, a estreia será em dose dupla com Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel enfrentando a líder do ranking, Caitlin Simmers. Luana Silva também competirá contra a atual campeã mundial Caroline Marks e Bettylou Sakura Johnson.
- Saquarema ficou conhecida mundialmente por meio do esporte, mas economicamente, este evento também é importantíssimo para a cidade. Já vimos os números e no ano passado foram mais de R$ 90 milhões em movimentação econômica. Este ano, quem visitar o evento vai ver que Itaúna está sendo transformada em um bairro temático do surfe. Então, além de todo o legado que a gente criou com a chancela da WSL, também tem esse legado do esporte para a nossa cidade. O esporte é uma ferramenta de transformação na vida das pessoas – afirmou a prefeita de Saquarema, Manoela Peres.
Fonte: Governo do Estado RJ