O biscoito Globo e o Matte Leão, dois ícones cariocas, surgiram em outros estados e foram incorporados pela cidade. Indicado como uma das sete maravilhas gastronômicas do Rio, o biscoito Globo tem origem paulista. Tudo começou em 1953 quando os irmãos Milton, Jaime e João Ponce, em virtude da separação dos pais, foram morar com um primo que possuía uma padaria no bairro do Ipiranga, onde aprenderam a fazer biscoitos de polvilho para vender nas ruas da capital paulista.
No ano seguinte, aproveitando um grande congresso eucarístico no Rio, decidiram vender os biscoitos na Cidade Maravilhosa. O amor foi a primeira vista e daqui eles nunca mais saíram. O biscoito foi batizado com o nome da padaria pela qual foram contratados para fabricar os biscoitos. O negócio prosperou e ganhou fama ao ser vendido nos estádios e nas praias cariocas.
Já o Matte Leão tem origem em Curitiba. Tudo começou em 1901, quando o empresário Leão Júnior fundou a empresa na capital paranaense onde até hoje é fabricado. Depois de seu falecimento, o negócio foi tocado pela esposa e ganhou fôlego a partir de 1938 quando o mate passou a ser tostado.
No Rio de Janeiro, o produto estourou quando começou a ser vendido por ambulantes nas praias num tonel de metal com torneira. Recentemente a Prefeitura do Rio tornou o mate Patrimônio Cultural.
Mesmo sendo exportado, ambos conquistaram o paladar e os corações dos cariocas! Não tem nada mais simbólico que os dois.
Fonte: Site do Biscoito Globo - Foto: Tiago Costa