MAIS COISAS >> Gastronomia

  • Cai um mito: biscoito globo é paulista e Matte Leão paranaense

    Da Redação em 15 de Dezembro de 2019    Informar erro
    O biscoito Globo e o Matte Leão, dois ícones cariocas, surgiram em outros estados e foram incorporados pela cidade. Indicado como uma das sete maravilhas gastronômicas do Rio, o biscoito Globo tem origem paulista. Tudo começou em 1953 quando os irmãos Milton, Jaime e João Ponce, em virtude da separação dos pais, foram morar com um primo que possuía uma padaria no bairro do Ipiranga, onde aprenderam a fazer biscoitos de polvilho para vender nas ruas da capital paulista.
     
    No ano seguinte, aproveitando um grande congresso eucarístico no Rio, decidiram vender os biscoitos na Cidade Maravilhosa. O amor foi a primeira vista e daqui eles nunca mais saíram. O biscoito foi batizado com o nome da padaria pela qual foram contratados para fabricar os biscoitos. O negócio prosperou e ganhou fama ao ser vendido nos estádios e nas praias cariocas.
     

    Já o Matte Leão tem origem em Curitiba. Tudo começou em 1901, quando o empresário Leão Júnior fundou a empresa na capital paranaense onde até hoje é fabricado. Depois de seu falecimento, o negócio foi tocado pela esposa e ganhou fôlego a partir de 1938 quando o mate passou a ser tostado.

    No Rio de Janeiro, o produto estourou quando começou a ser vendido por ambulantes nas praias num tonel de metal com torneira. Recentemente a Prefeitura do Rio tornou o mate Patrimônio Cultural.

    Mesmo sendo exportado, ambos conquistaram o paladar e os corações dos cariocas! Não tem nada mais simbólico que os dois.


    Fonte: Site do Biscoito Globo - Foto: Tiago Costa

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    banner senge

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA