Hoje é o Dia Nacional do Sorvete, uma das sobremesas mais populares e queridas dos cariocas. O que poucos sabem é que o Rio de Janeiro foi a primeira cidade a fabricar e vender sorvetes no Brasil, isso por volta de 1834 com a chegada dos primeiros blocos de gelo na cidade.
Como não havia como armazená-los naquele tempo, os sorvetes tinham hora certa para serem consumidos,o que era anunciado pelas sorveterias e causava verdadeiros alvoroços na cidade.
O sucesso era tanto que fez uma revolução social. As mulheres, que eram proibidas de entrar em bares, cafés e confeitarias, quebraram as regras e forma em massa experimentar a novidade. Fato que chegou a ser considerado como precursor do movimento de liberação feminina.
Em escala industrial o sorvete só começou a ser distribuído em 1941 com a U.S. Harkson do Brasil, a primeira indústria brasileira de sorvete. Seu primeiro lançamento foi o Eski-bon, seguido pelo Chicabon. Dezoito anos depois, a Harkson mudou o seu nome para Kibon.
Para comemorar o dia da sobremesa mais amada da Agenda Bafafá, selecionamos algumas receitas para nunca faltar essa delícia na sua casa com boa qualidade e bom preço ;)
Panelaterapia - Sorvete tipo industrial
AQUI
Panelinha Picolé de manga com iogurte
AQUI
Dani Noce - Sorvete de baunilha
AQUI
Rainha da Cocada - Sorvetes de baunilha, chocolate e morango
AQUI